A ASUS acabou de anunciar o lançamento das placas mães da série P8Z68, além das super “mobos” ROG Maximus IV Extreme-X e Gene-Z.
Herdando o novo chipset Intel Z68, as placas mães prometem explorar todo o potencial tecnológico dos processadores da geração Sandy Bridge (LGA1155), como é o caso do Intel Quick Sync Video (para aceleração na transcodificação de vídeos), Intel Smart Response Technology (para acelerar a performance do sistema – via cache de dados em um SSD), além do recurso LucidLogix Virtu, que promete alternar entre o uso da GPU onboard e de uma VGA da AMD/NVIDIA e da AMD.
Seguindo a aclamada série P8P67, as novas placas-mãe da ASUS baseadas no chipset Z68 oferecem uma gama de tecnologias proprietárias. Os circuitos de energia DIGI+ VRM definem um novo padrão para o controle de potência digital, onde substituiu o controle analógico com uma afinação mais precisa de energia. O DIGI+ VRM também aumenta a durabilidade, confiabilidade e potencial de overclock.
As placas mães da série P8Z68 e Maximus IV GENE-Z contam ainda com o exclusivo sistema de BIOS UEFI, que disponibiliza um visual gráfico extremamente intuitivo, permitindo acessar a função EZ Mode, para um acesso rápido e fácil aos recursos avançados de gerenciamento e energia e do setup.
Como de costume, a linha Republic of Gamers Maximus IV tem como diferencial o uso de componentes de classe militar, além de um projeto muito mais robusto e arrojado, contando com sistema de refrigeração superior.