Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Acesso a notas do Enem falha de novo



imagem
Pelo segundo ano, o sistema de divulgação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na internet falhou. Por volta das 22 horas de anteontem, os resultados foram disponibilizados, mas parte dos estudantes não conseguiu acessá-los porque a senha aparecia como inválida. Muitos dos que tiveram acesso relataram que as notas do segundo dia de prova não foram informadas e a redação foi anulada.
As mesmas dificuldades aconteceram no ano passado, quando o Enem passou, pela primeira vez, a ser usado como principal nota de ingresso em muitas universidades federais. Na época, os problemas se estenderam para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - site no qual o aluno entra com sua nota do Enem e se candidata a uma vaga universitária. Na ocasião, houve dificuldades de acesso, mensagens de erro e perdas de conexão.

Alunos de todo o País não conseguiram completar a inscrição no site criado pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo após oito horas de tentativas. Neste ano, as inscrições no Sisu começam amanhã e os alunos temem que os problemas se repitam.

Os estudantes também tiveram dificuldades para falar com o MEC por telefone. O Estado tentou ligar para a central do ministério (0800-616161) das 14 às 18 horas de ontem. Ao todo, foram 34 ligações. Em apenas uma delas a reportagem conseguiu falar com uma atendente, que informou que o sistema estava "indisponível no momento".

O Estado também tentou entrar no sistema online. A senha, digitada corretamente às 13h30, aparecia como inválida. Após três horas recebendo a informação de erro, uma mensagem informou que a nova senha havia sido enviada. Mas, às 19h30, o e-mail ainda não havia chegado.

A estudante Ana Cláudia Rodrigues, de 17 anos, pediu nova senha por duas vezes ao sistema - e tentou usá-las sem sucesso. Só conseguiu ontem à tarde. "Quase morri do coração." Dylan Monteiro, de 17 anos, só recebeu uma nova senha por volta das 18 horas de ontem. O vestibulando, que tenta vaga em Psicologia, entrou em contato pelo 0800, sem sucesso. "Esperamos o ano todo pela vaga dos sonhos e acontece uma coisa dessas."

Outro lado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do ministério responsável pelo sistema, a demora para receber o e-mail com a senha é "normal". O órgão informou que fez uma alteração no sistema das senhas após reclamações de candidatos. Toda vez que o estudante solicitava, uma nova senha era gerada.

O MEC afirmou que o problema de acesso "não foi geral". Segundo a pasta, 700 mil pessoas haviam acessado as notas ontem - no total, 3,5 milhões de estudantes prestaram o exame. Sobre a lentidão da central telefônica, o ministério disse que houve uma procura elevada pelo serviço.

Por Ana Bizzotto e Carlos Lordelo - O Estado de S.Paulo

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário