3D: O futuro da nação.Para prolongar a vida do Flash, as novas versões estão vindo com recursos avançados. O Flash 10.1, por exemplo, conta com aceleração via GPU, tecnologia que dá um salto gigantesco na execução de vídeos de alta definição na Web. A próxima parada, ao que tudo indica, será a tecnologia 3D.
Avatar popularizou o 3D nos cinemas, e hoje até documentário sobre a cultura do café no interior da Colômbia é lançado em 3D. Sony e Microsoft prometem fazer o mesmo com ela na área dos games. E na Web? A Adobe parece estar preparada para tomar essa frente e fazer do Flash “a” plataforma para conteúdo 3D por aqui.
Não há nada concreto ainda, apenas o anúncio de uma sessão intitulada Flash Player 3D Future durante a Adobe Max, conferência da empresa programada para o final de outubro. Thibault Imbert, gerente de produtos da Adobe, publicou em seu blog um teaser da atração. Segundo ele:
“Agora você deve estar se perguntando, o que isso significa, sobre qual tipo de 3D estamos falando? Qual tipo de API? Triângulos z-buffered texturizados reais? Aceleração via GPU? Ainda melhor? O que eu posso dizer é que você esqueça tudo que viu antes, isso será grande.”
Tudo muito vago. Já imaginou Colheita Feliz 3D? (Isso se chama sarcasmo, caso você ainda não entendeu.)