A grande maioria dos internautas brasileiros não consegue identificar se um site é ou não seguro. É o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa de segurança eletrônica VeriSign com 1.006 usuários de internet em todo País.
O levantamento, feito no último trimestre de 2009, pediu aos entrevistados que identificassem entre duas imagens de um site qual deles se tratava de uma fraude. Entre os pesquisados, 73% deles simplesmente não notaram os erros ortográficos grosseiros ao navegar pela página, um dos principais indícios de que trata-se de um site falso. Outros 54% não perceberam a falta do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador, um item fundamental na identificação de um site seguro. Já 33% dos internautas pesquisados não perceberam que o endereço da página eletrônica continha números ou um nome muito longo, outro indicativo de fraude. Ainda de acordo com o estudo da VeriSign, as pessoas com idade entre 35 e 44 anos tem 21% mais chances de ser vítima de sites falsos que o grupo entre 18 a 24 anos.
“O uso da internet é bastante heterogêneo no País. Como o número de novos internautas aumenta de forma expressiva, na faixa de 15% ao ano, quem começou a usar há menos tempo pode não conhecer as formas de precaução. Portanto, é mais difícil que jovens, que lidam há mais tempo com a rede, sejam vítimas de fraudes”, explica Gastão Mattos, do Movimento Internet Segura.
A ameaça geralmente chega via correio eletrônico, na forma de e-mails spams (mensagens não solicitadas enviadas a várias caixas postais virtuais ao mesmo tempo). Entre os atrativos para fisgar o usuário estão as mensagens oferecendo prêmios e sorteios, ou intimidações que solicitam informações confidenciais.
A maioria dos internautas não clica, porém quem entra no link acaba sendo direcionado a um site clone e falso — mas muitas vezes extremamente semelhante ao original –, onde terá seus dados roubados ao tentar efetuar um login (digitando usuário e senhas) ou ao informar dados confidenciais, como números de cartão e senha.
A VeriSign mantém em sua página eletrônica na internet o mesmo teste aplicado aos usuários pesquisados. Para conferir se você sabe ou não distinguir um site pirata, basta acessar o site:www.verdadeirooufraude.com