A Google disponibilizou em sua página um novo serviço, o YouTube Video Editor. Assim como diversos softwares da empresa, como o Docs, o novo programa roda diretamente do navegador, sem a necessidade de instalação de nenhum programa adicional no computador.
O programa possui integração com os demais serviços do YouTube, disponibilizando automaticamente todos os vídeos postados pelo usuário em sua bandeja de edição. Ainda rudimentar, tem como recursos basicamente uma ferramenta de corte, onde seleciona-se qual parte do vídeo irá aparecer, e uma linha do tempo, onde são encaixados os vídeos na ordem que o usuário deseja que apareçam. Também é possível incluir trilhas sonoras, e o programa automaticamente disponibiliza um acervo de trilhas.
Apesar de simples, o programa já possibilita uma edição não linear de vídeos. O ponto fraco fica por conta da velocidade da edição, pois como os vídeos estão no servidor da Google, cada vez que o usuário quer visualizar o resultado de seu trabalho é necessário baixar os vídeos por streaming, o que dependendo da banda de internet pode se tornar maçante. Outro contra é a impossibilidade de editar vídeos armazenados no disco rígido. É preciso realizar o upload para o servidor, para então iniciar as alterações.
Para quem quiser saber mais sobre as funcionalidades, pode acessar o blog do Youtube, ou pode ver este vídeo em inglês com uma explicação um tanto excêntrica: