Tanto os empregados da Samsung quanto outros fabricantes de microchips ao redor do mundo usam químicos e outros materiais de construção que podem ser tóxicos e até mesmo fatais para os humanos se forem expostos a grandes doses.
Na China, 22 trabalhadores da Samsung desenvolveram leucemia e podem ter contraído o câncer por terem ficado expostos a substâncias perigosas na fábrica da empresa. Agora a fabricante de eletrônicos sofre pressão de grupos ativistas para assumir a responsabilidade pelos incidentes. Até agora 22 funcionários da fábrica foram diagnosticados com a doença, entre 1998 e2010.
Dessas 22 pessoas, dez morreram – e a Samsung continua mantendo a sua versão de que não foram os químicos da fábrica que causaram as doenças.
O presidente da divisão da Samsung que perdeu os funcionários, Cho Soo-in, declarou que a empresa sente muito pela perda dos funcionários e que irá colaborar ativamente para a identificação do que pode ter causado leucemia neles, mas investigações foram feitas e nenhum vazamento de radiação foi encontrado na fábrica.
A última funcionária que morreu de leucemia se chamava Park Ji-yeon e tinha 23 anos. Ela trabalhava “escaneando” chips com uma máquina de raio-x desde 2004. A máquina libera radiação, o que pode ter causado sua doença.
Para mostrar que suas instalações são seguras a Samsung está abrindo as portas da fábrica para aqueles que se interessarem a dar uma conferida – você se arriscaria?