Visando encorajar a criação de aplicativos para os produtos baseados no processador Atom, a Intel lançou hoje o Programa para Desenvolvedores Intel Atom para fabricantes de software independentes (ISVs) e desenvolvedores, durante o IDF (Intel Developer Forum).
O programa oferecerá suporte para múltiplos sistemas operacionais e ambientes run-time, permitindo que os desenvolvedores usem um único código base para diversas plataformas sem a necessidade da reprogramação massiva, reduzindo custos e o tempo para o lançamento no mercado. Run-times como o Microsoft Silverlight permitem que os desenvolvedores acessem múltiplas classes de clientes e ofereçam aplicativos ricos para ambientes baseados no Windows e no Moblin utilizando um único conjunto de ferramentas, o Visual Studio e o .NET Framework.
A Intel está trabalhando com fabricantes de equipamentos originais (OEMs) de netbooks e outros parceiros para criar lojas de aplicativos, onde os aplicativos validados serão vendidos. Os desenvolvedores podem aprender mais sobre o programa, APIs, processo de validação e loja de aplicativos por meio do http://appdeveloper.Intel.com. As inscrições para ISVs e desenvolvedores de software estão sendo aceitas.