Apesar do Wii manter-se no topo do ranking dos consoles mais vendidos, boa parte dos analistas de mercado tem razões para acreditar que a Microsoft poderá virar este jogo dentro de pouco tempo.
Mais do que nunca existem sólidas indicações de que a gigante dos sistemas operacionais prepara aos poucos, uma meticulosa e bem desenhada estratégia com o intuito de garantir a sua dominância mundial do segmento dos consoles.
Para ser sincero, a Microsoft posicionou o Xbox 360 com sucesso, como uma plataforma “central”, isto é, voltada tanto para os jogadores casuais, quanto para os inveterados, como é o caso dos recém lançados Prototype, UFC 2009: Undisputed, Fight Night Round 4 e Red Faction: Guerrilla.
Por outro lado, os donos do Playstation 3 estão restritos a uma limitada biblioteca de títulos, sendo muitas vezes forçados a aguardar um bom tempo que as DLCs cheguem ao PSN.
Do lado da Nintendo, o Wii – apesar de toda a sua popularidade e carisma – é considerado como uma típica plataforma familiar.
Boa parte dos analistas acredita que o Projeto Natal deverá ser um “divisor de águas” para os lados de Redmond, convencendo até mesmo os mais entusiastas fãs do Wiimote a migrarem para uma experiência verdadeiramente interativa.
Outro fator que pesa contra a Sony é o alto custo do vídeo game, impedindo assim a sua popularização no mercado. Por falar nisso, diversas produtoras chegaram a ir a público externando o repúdio ao valor superestimado do PS3, alegando que tal prática “freava” as vendas de games, desestimulando a produção de mais títulos.
De acordo com Martin Olausson, analista de mercado da Strategy Analytics, a Microsoft já deixou para trás as suas rivais no que diz respeito ao entretenimento online, afirmando que o Xbox 360 inaugurou uma nova era de entretenimento digital.
Somando o Projeto Natal, com a capacidade de processar vídeos/filmes em full HD, bem como shows de TV e novos dispositivos sociais de interação, a plataforma Xbox deverá manter-se no topo, deixando seus competidores a “verem navios”.
Para Olausson, iniciativas como o PSP Go! e o Wii Motion Plus não passam de “mais do mesmo”. Para o analista, falta a Sony e Nintendo, uma visão clara de futuro em termos de serviços de entretenimento.