Em matéria publicada nesta madrugada pelo Wall Street Journal (20/6) confirma que o CEO da Apple, Steve Jobs, realizou um transplante de fígado há 2 meses. A reportagem faz questão de destacar que isso é um fato e não um rumor. A operação teria sido realizada em Memphis, no Tennessee e foi um sucesso.
Jobs está afastado do comando da Apple desde janeiro. A promessa era voltar ao trabalho agora em junho, o que deve acontecer ainda no fim do mês, porém o presidente da Apple recomeçará devagar suas atividades, trabalhando apenas meio período por dois meses. Mesmo não estando presente na empresa, Steve sempre esteve à frente das decisões estratégicas da Apple nestes últimos seis meses.
Os problemas de saúde de Steve começaram em 2004 quando ele descobriu que sofria de um tipo raro de câncer no pâncreas. O tumor foi retirado após uma cirurgia considerada bem-sucedida. A cirurgia só foi noticiada tempos depois, quando ele já estava em recuperação. Em janeiro deste ano, o executivo anunciou que tiraria uma licença para descansar até o final de junho, a fim de se recuperar de uma doença que o tinha feito perder muito peso.
Em 2008 Jobs já havia perdido muito peso e mostrava sinais de que a sua saúde já não ia bem
Em abril surgiram na internet vários rumores de que Steve Jobs teria se mudado para Memphis, cidade onde está localizado o Hospital de Pesquisas St. Jude Children, um dos melhores hospitais do mundo em medicina endocrinológica. Na oportunidade a Apple não confirmou a notícia, porém os boatos de que Steve sofria de câncer circulam na internet desde 2008.
Consultada sobre o assunto, a porta voz da Apple, Katie Cotton, limitou-se a dizer que Steve Jobs pretende voltar ao trabalho no final de junho, sem confirmar ou desmentir a notícia a respeito do transplante por ele realizado.