A NVIDIA e a Supermicro anunciaram a disponibilidade imediata de uma nova classe de servidores que combina as GPUs de processamento paralelo NVIDIA Tesla com CPUs multi-core em um único servidor 1U*. Esta nova configuração traz até 12 vezes a performance de um servidor 1U tradicional baseado em CPU Quad-core.
A Supermicro é a primeira empresa a trazer esta nova classe de servidores ao mercado. A empresa demonstrou pela primeira vez o SuperServer 6016T-GF-TM2 baseado em Tesla durante a Computex 2009.
Baseada na premiada arquitetura NVIDIA CUDA já presente em outras soluções baseadas em GPUs Tesla, estes novos servidores oferecem maiores níveis de integração e confiabilidade para o usuário corporativo. Além disso, a GPU pode ser ligada diretamente ao sistema de monitoramento remoto do servidor, trazendo melhoras significativas para o gerenciamento do sistema.
A Petrobras falou recentemente sobre o uso de GPUs Tesla para melhorar o desempenho de suas análises sísmicas. A empresa investiu em um cluster baseado em GPUs composto de 190 processadores paralelos NVIDIA Tesla, com resultados transformadores:
A expectativa da Petrobras é de que a performance das GPUs continuará a aumentar, levando seu data center a uma potência superior a 400 Teraflops.
Para mais informações sobre as soluções de computação via GPU Tesla, visite http://www.nvidia.com/object/preconfigured_clusters.html, e para mais informações sobre a linha de produos da Supermicro, visite www.supermicro.com/products/nfo/gpu.cfm.
* 1U –Unidade de medida do espaço utilizado por servidores. O espaço é medido em Rack Units (RU ou U-Space). 1U equivale a aproximadamente 4,45cm de espaço vertical em um Rack.