Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Entrevista: Ryutaro Sugiyama, SEGA game designer



Em uma entrevista exclusiva, pude conversar com o ex-game designer Ryutaro Sugiyama, que trabalhou na Sega em games como Phantasy Star Universe, Sonic and The Secret Rings, Astro Boy, Space Channel 5 e o aclamado game cult Rez. Um homem de poucas palavras, porém muito acessível e simpático, Ryutaro atualmente dirige ao lado de seu irmão Koji a empresa Loilo Inc., localizada em Kanagawa, no Japão, e responsável pelo software de edição de vídeo LoiloScope (do qual já falamos aqui). Na entrevista, podemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho de game designers em uma das maiores potências da indústria de games do mundo, como você confere a seguir.

Ryutaro Sugiyama

O que exatamente você faz dentro do design de games?

Eu desenho interfaces e efeitos.

Como se deu o seu aprendizado na área do design?

Eu estudei animação em CG em uma faculdade de artes, a Nihon Daigaku, e então aprendi a trabalhar com animação tradicional através de um professor no Studio Ghibli (estúdio de Hayao Miyazaki, famoso cineasta japonês). Em seguida, aprendi a a projetar modelos poligonais em CG para games com um professor na Namco. Por fim, também aprendi a mexer com edição de vídeo, trabalhando com filmes em 35mm.

No Japão, existem muitas universidades voltadas para o design de games?

Há muitas universidades e faculdades que ensinam design gráfico e design de vídeo, assim como a instituição em que eu estudei. Nesses lugares, os alunos aprendem sobre propaganda, filmes, games e muito mais. Há muitas escolas voltadas para criação de games também, além da parte de engenharia. Por exemplo, meu irmão mais novo Koji, que é um gênio como programador, frequentou uma escola dessas. Há muito mercado para programadores e designers no Japão, esses profissionais são hoje o que os artesãos foram no passado.

Você poderia nos falar um pouco sobre a sua função em cada jogo em que esteve envolvido na Sega?

Em Space Channel 5, trabalhei com efeitos visuais, filmes durante o game e interface. Em Rez, integrei a equipe de conceito e também fiz filmes. Em Astro Boy, fiz filmes. Em Phantasy Star Universe e Sonic and The Secret Rings, trabalhei com efeitos visuais e filmes.

O que você tem em mente ao trabalhar com design em um game?

O que mais priorizo, tanto em games quanto em softwares, é a DIVERSÃO. Projetar um ambiente ou uma interface com que os usuários possam se divertir e aproveitar. Trabalhando com games, e agora com o LoiloScope, eu e meu irmão observamos que analogias são algo muito importante, como criar botões que os usuários “sintam” ou deixá-los curiosos sobre o que cada ferramenta pode fazer. Ou ainda permitir que eles possam imaginar o que cada comando vai modificar no vídeo, poupando tempo.

O game Rez ganhou status de “cult” entre os fãs de games, devido à sua jogabilidade e design inovadores. O game inclusive recebeu um prêmio no Festival da Agência de Assuntos Culturais e de Mídia do Japão. Qual sua opinião sobre este game e seu sentimento a respeito?

Eu fico feliz por você ter lembrado de Rez! Eu amo música e animações gráficas, e também sou DJ e VJ. Eu sempre tive interesse em criar música e vídeos ao mesmo tempo. Por esse motivo, aceitei trabalhar em Rez, que é um game em que o jogador cria a música a partir da ação que acontece enquanto flutua de forma livre pelo ambiente.



Sonic and the Secret Rings também representou um marco na série Sonic, tanto pela história fora do comum quanto pela jogabilidade. Como foi trabalhar neste game?

Como este foi o primeiro game do Sonic para o Wii, tomamos bastante liberdade ao trabalhar nele. Trabalhar com o Sonic Team foi muito divertido.

Space Channel 5 também foi um jogo com conceito de design diferenciado, inspirado pela música pop. O que você pode nos dizer sobre o conceito deste game?

Esse game foi criado por um grupo de pessoas que amavam dança, música e cultura pop, e se reuniam no lugar mais quente do Japão para isso tudo: Shibuya. Acredito que isso foi o bastante para que todos sentissem bastante liberdade ao trabalhar no game.

Qual foi o game em que você mais gostou de trabalhar?

Eu devo dizer que foi Space Channel 5: Part 2, por causa do design e da música, que eram bem divertidos.

Astro BoySonic and The Secret RingsPhantasy Star UniverseSpace Channel 5: Part 2

Poderia citar algum dos motivos que o levou a mudar da área de games para a área de softwares?

Os ciclos de venda de games são extremamente curtos. Nossa meta (minha e de Koji) é crier um produto que continue a ser utilizado por um longo tempo. Nós criamos o LoiloScope na esperança de que ele seja apreciado e continuamente utilizado. Acredito que o nosso objetivo de criar algo com uma interface semelhante a de games seja uma proposta diferente de qualquer outro software de PC.

Você gosta de jogar? Quais são seus games favoritos atualmente?

Eu amo jogar videogames! Especialmente RTS. (estratégia em tempo real). Atualmente tenho jogado Spore.

De onde você tira suas inspirações para o design?

Atualmente eu leio a revista Stash, onde fico ligado nas tendências, e também consigo inspirações ao ouvir música eletrônica, mais especificamente do estilo deep house.

O que você considera importante para um designer ao projetar um game?

Eu acredito que tanto para o design de games quanto o de softwares, é muito importante fazer algo de fácil aceitação, fácil visualização e que seja divertido de usar.

Agradecemos ao Ryutaro pela entrevista e a todo o pessoal da Loilo Inc.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário