Nova ferramenta da NVidia facilita design de games com PhysX
A NVidia está investindo massivamente na popularização de seu sistema de física PhysX nos games das principais plataformas da atual geração. Depois de anunciar parcerias com Microsoft, Sony e Nintendo, a empresa desenvolvedora de soluções gráficas anunciou hoje que uma nova ferramenta de desenvolvimento do Kit PhysX está sendo lançada para proveito dos game designers.
A novidade se chama APEX, que consiste uma série de recursos que buscam agilizar e facilitar o desenvolvimento de games que utilizam PhysX. De acordo com a NVidia, o objetivo da ferramenta é dar mais vida aos cenários, criando “paredes que desabam, vidros que se partem, árvores que se curvam com o vento, e água que flui de maneira realista”. O APEX será disponibilizado gratuitamente para os desenvolvedores portadores de licença NVidia PhysX, e já está presente em alguns jogos que serão lançados em breve, como o Gamebryo LightSpeed, produzido pela Emergent Game Technologies para o Nintendo Wii.
O suporte do APEX para novos módulos é outro diferencial, facilitando a programação de física dos games sem a necessidade de programação pesada. Módulos como “destruição, roupas e vegetação” permitem ao designer adicionar dinâmicas e funções específicas aos jogos por meio da interface. Novos módulos estão em constante desenvolvimento para a ferramenta, o que pode significar em resultados ainda mais realistas para games futuros.