Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Cientistas querem usar o poder dos jogos para curar o cérebro



imagem

Pesquisadores da Universidade da California, São Francisco, estão vendo de que forma a tecnologia dos video games pode ser usada para melhorar ou curar o cérebro, o San Francisco Chronicle relata.

Dr. Adam Gazzaley, um neurocientista do laboratório da UCSF está atualmente analisando a eficácia do uso de video games no tratamento de partes danificadas ou pouco usadas do cérebro. Pacientes usam um eletroencefalograma - uma capa com eletrodos que monitora os impulsos elétricos dentro do cérebro até o milímetro cúbico - que permite Gazzaley e seu time descobrirem as áreas do cérebro que precisam de ajuda. Sabendo onde essas áreas estão, a ideia é usar as mecânicas de um jogo para ajustar em tempo real e manter essas áreas engajadas, na esperança de fortalecê-las.

imagem

A pesquisa já mostrou que certos tipos de jogos podem melhorar a função do cérebro em áreas de habilidades cognitivas e de aprendizagem. O Scientific American Mind relatou no último ano que ao jogar jogos de tiro em primeira pessoa foi descoberto que melhora a coordenação olho-mão, raciocínio espacial, acuidade visual e a tomada de decisões. Cientistas do ramo de medicina da Universidade de Texas também descobriram que certos jogos e simuladores tem um impacto positivo na performance de cirurgiôes.



Enquanto a idéia de Gazzaley é focada no tratamento ao invés do melhoramento geral do cérebro, ele disse que o plano é deixar essas ferramentas disponíveis para as pessoas usarem em suas casas,
"No momento que nós mostrarmos alguma viabilidade no laboratório, vamos mover isso para as casas das pessoas", ele disse.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário