A
Nvidia anunciou hoje a nova geração de GPUs para sistemas compactos, os chips
GTX 800M. Os processadores gráficos para notebooks prometem um menor consumo de energia e maior performance, sendo todos fabricados na litografia de 28 nanômetros. Dois modelos de entrada, a GTX850M e alguns chips 860M, virão com a nova arquitetura
Maxwell enquanto os demais modelos utilizam a
Kepler.
Os chips começam a ser comercializados no Brasil em notebooks da marca
Avell e
MSI, sendo que a lista completa de aparelhos com a série 800M está disponível
neste post do blog oficial da Nvidia Brasil.
Entre as principais novidades estão o
Nvidia Battery Boost, que possui uma missão bem difícil: aumentar a autonomia do notebook enquanto roda games. Para conseguir equilibrar estas duas grandezas opostas, o software limita o número de quadros por segundo, evitando que o chip gaste poder de processamento - e conseguentemente energia - de forma desnecessária, entregando apenas o necessário para game fluir nos FPS definidos pelo usuário. Com isto, a Nvidia estima que pode dobrar a duração de bateria do notebook, durante os games.
Outro recurso que também está chegando aos notebooks é o
ShadowPlay. Os notebooks irão receber também suporte à gravação de games em tempo real, com vídeo já armazenado em um codec de alta qualidade e compactação, com uma perda de apenas 5 a 10% na performance do sistema. O recurso estará disponível não apenas nas novas placas, mas também nos chips GTX das séries 700M e as GTX 680M, 675MX, 670MX e 660M.
Na parte de performance, o ganho sobre o chip equivalente da geração passada varia de 20% a até 60% de acordo com benchmarks da Nvidia, sendo que o maior salto de potência é o presente na GTX 850M, equipada com a nova arquitetura Maxwell, sendo 60% mais rápida que a GTX 750M.