Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Pesquisadores do MIT criam superfície incrível que assume formas tridimensionais em tempo real



imagem

A gente já conhece vários exemplos de tecnologias capazes de representar nossos movimentos virtualmente, como é o caso do Kinect. Mas e se os seus gestos pudessem ser reproduzidos fisicamente, por meio de uma superfície que assume as formas de seus braços, por exemplo? Pois é justamente uma tecnologia assim que o MIT Media Lab acaba de apresentar.

imagem

Fruto de uma pesquisa de nome inFORM conduzida por alunos da instituição e liderada pelo professor Hiroshi Ishii, esta superfície assume formas tridimensionais em tempo real. Para isso, um conjunto de câmeras e sensores mapeia o formato do objeto observado, identifica os movimentos que estão sendo feitos (que, na prática, consistem na alteração da forma) e envia os dados para um computador.

Cabe à máquina transformar estas informações em coordenadas que são transmitidas ao equipamento. Este, por sua vez, é composto por hastes retangulares que se elevam até determinada altura para "imitar", com o máximo de fidelidade possível, o formato do objeto mapeado. Não entendeu? Então veja o vídeo:



Impressionante, não? Além de imitar as formas capturadas pelas câmera, também é possível fazer a invenção modelar projetos desenvolvidos no computador. A partir daí, dá para imaginar as utilidades que um dispositivo como este pode ter: jogos, maquetes que assumem várias formas (recebendo inclusive instruções remotas), mapas 3D e, com versões mais sofisticadas, até mesmo simulações de objetos.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário