Diferentemente das plataformas fechadas que dominam os consoles atuais, uma plataforma aberta permite infinitas possibilidades, e é isso que pode tornar o SteamOS um destaque, e uma maneira totalmente diferente de interagirmos com os jogos e a internet na sala de estar.
Neste artigo vou destacar varias possibilidades nas quais as plataformas fechadas teriam dificuldade em se adaptar:
Instalação de games e aplicativos de fora da loja da Steam
A possibilidade de instalar games e aplicativos de fora da loja oficial é um requisito básico para que um sistema possa ser chamado de plataforma aberta ( plataforma aberta não é referente ao código aberto do kernel linux usado no sistema, um exemplo de plataforma aberta é o Windows que tem seu código fechado, mais não deixa de ser de plataforma aberta )
Com isso poderemos baixar e instalar games tipo World of WarCraft, onde o desenvolvedor somente deixa o link para download do jogo no site oficial, para isso acontecer só basta o desenvolvedor criar uma versão do game para SteamOS. Só não espere ganhar conquistas Steam ao joga-lo.
SmarTVs com SteamOS
A Valve deu sinais que seu sistema será bastante multimídia, possibilitando o uso de vídeo, áudio, games e todo tipo de aplicativo, isso é perfeito para SmarTVs. Claro que você não vai instalar o SteamOS nas SmarTVs atuais, mais podem aparecer vários aparelhos assim no futuro. E um destaque seria os Trackpads do Steam Controller que são similares ao mouse, seria um controle perfeito para uso multimídia na TV.
Consoles Portáteis com o SteamOS
Além de Consoles tradicionais de mesa, também pode aparecer consoles portáteis com este sistema, é só imaginar o Steam Controller com uma tela maior e com hardware, a arquitetura intel x86 já se mostrou eficiente em Smartphones e Tablets, então não vejo nada que impeça isso.
Com certeza as APUs da AMD e os novos processadores Intel com GPUs integradas de nome Iris ( APUs da Intel ) vão fazer a magica.
Kit Realidade Virtual
Como é uma plataforma aberta qualquer empresa pode criar um periférico e faze-lo funcionar no SteamOS, isso abre a possibilidade de que a recém industria de realidade virtual que esta a surgir em volta do Oculus Rift também se desenvolva em volta do SteamOS. E Gabe Newell já afirmou que seu sistema é totalmente compatível com o Oculus Rift , sendo ele mesmo um dos grandes financiadores do projeto. Outro periférico que é muito usado em conjunto com o Oculus Rift é o Razer Hydra, que por acaso a Valve já da suporte a este periférico em quase todos os seus games.
Já podemos até ver alguns jogos da valve usando esta dupla de periféricos que promete ser a base dos games de realidade virtual :
Games pelo Navegador
Novamente o Steam Controller é um destaque, como ele vai ser fácil jogar games casuais de navegados ( que por acaso estão cada vez menos casuais ), por causa do seu funcionamento semelhante ao mouse.
Outro detalhe é que as plataformas fechadas atuais não permitem você jogar nada que não seja pagando pela mídia ou comprando pela loja oficial, os controles atuais também não são bons para isso.