A AMD revelou o seu mapa de lançamentos de produtos voltados para o segmento da computação embarcada – um dos que mais crescem na indústria do silício.
Previstas para 2014, as novidades são compostas por duas unidades de processamento acelerado (APUs) e um processador (CPU) com núcleos x86; um SoC ARM; e uma GPU (Radeon Embedded).
Em comunicado, a AMD informou que tais soluções estão centradas no tripé: desempenho x consumo de energia x preço, ou seja, produtos de baixo custo que “gastam” pouca energia, com performance “justa”.
"Hierofalcon"
O "Hierofalcon"é a primeira CPU SoC da AMD voltada para dispositivos industriais voltadas para as áreas de infraestrutura de comunicação, aplicações de data center embarcado e demais soluções industriais, a utilizar núcleos de processamento ARM de 64 bits.
O processador será composto por até 8 núcleos ARM Cortex-A57 trabalhando em até 2.0Ghz, com dois canais de memória DDR3/DDR4 de 64 bits com ECC (código de correção de erro), 10 Gb KR Ethernet, PCI-Express Gen 3, tecnologia ARM TrustZone e co-processador de segurança criptográfico dedicado.
"Bald Eagle"
O "Bald Eagle" será composto por APUs e CPUs com instruções x86, formados por até 4 núcleos "Steamroller", e dissipação térmica máxima (TDP) de 35W. As unidades de processamento acelerado contarão com os benefícios de uma Radeon com arquitetura Graphics Core Next e do recurso HSA aprimorado. Além disso, a linha "Bald Eagle" contará com novos recursos de gerenciamento de energia, como é o caso de TDP configurável, permitindo uma maior flexibilidade de operação.
"Steppe Eagle"
O "Steppe Eagle" deverá aprimorar a gama de produtos da linha AMD Embedded G-Series, formada por APU do tipo SoC, com núcleos de processamento geral "Jaguar", e Radeon com arquitetura Graphics Core Next, contando ainda com novos recursos para aumentar a freqüência de operação da CPU e GPU.
Com o "Steppe Eagle", a AMD promete aprimorar substancialmente a relação desempenho por watt de dispositivos embarcados de baixo consumo, mesmo o clock do processador chegando acima de 2Ghz.
"Adelaar"
"Adelaar" é o codinome da futura geração de GPU da linha Radeon Embedded, baseada na arquitetura Graphics Core Next, especialmente projetada para aplicações embarcadas.
O "Adelaar" foi projetado no conceito “multi-chip module” (MCM), com 2GB de VRAM integrado, suporte para o DirectX 11.1 e OpenGL 4.2, sendo compatível tanto para Windows quanto Linux. Haverá ainda variantes nos padrões “mobile PCI express module” (MXM) e “standard PC graphics card2”.