Jason Holtman, que liderou o negócio de Steam da Valve durante oito anos antes de deixar a empresa em fevereiro, tem um novo emprego.
Jason Holtman agora está trabalhando para a Microsoft, focado na estratégia de entretenimento e jogos de PC. Por ter acabado de aceitar o emprego, Holtman negou um pedido de entrevista, mas confirmou a mudança para a gigante de Redmond.
"Sim, eu me juntei Microsoft onde eu estarei focalizando para que o Windows se torne uma plataforma ainda maior para jogos, entretenimento e interatividade" ele disse. "Acho que há um monte de oportunidades para a Microsoft entregar os jogos e o entretenimento que os clientes desejam e vou trabalhar com os desenvolvedores para fazer isso acontecer, por isso estou animado por estar aqui."
Holtman deixou a Valve após um mandato de oito anos misteriosamente. Deixou a empresa levou consigo cerca de 25 funcionários de alto nível. A Valve não abordou as razões por trás das decisões pessoais, e seu fundados Gabe Newell somente disse "não vamos discutir por que alguém em particular está ou não está funcionando aqui."
Na Valve, Holtman foi o principal ponto de contato para os desenvolvedores e modos de distribuição de jogos no Steam - e, para muitos no mundo dos jogos, foi a principal força do serviço. Ele certamente não era a única razão para seu sucesso da Steam, mas certamente era o maior líder e maior defensor da distribuição digital.
Como resultado, sua mudança para Microsoft levantou muitas perguntas sobre os planos da gigante americana quanto aos de jogos de PC.
Com o lançamento de um novo Xbox iminente, a Microsoft tem se distanciado muito dos jogos de PC. Algumas fontes e desenvolvedores disseram ao GamesIndustry que tinham a impressão da Microsoft já ter desistido do Games for Windows Live. No entanto, a contratação do Holtman mostrou o contrário.
Um negociador hábil, Holtman é largamente creditado com editores de terceiros, tais como EA, Activision e muito mais, tudo para vender seus jogos diretamente no Steam - e recrutar menores empresas que caso contrário poderiam ter desaparecido do mapa.
Ele também é creditado por não apoiar a DRM e nem jogos que contenham tal recurso.
O respeito que ele merece em distribuição digital líder pode ser inestimável para a Microsoft, que não tem tido muito sucesso nesse mundo. Embora disponível em 41 países, o serviço Games for Windows Live não atualmente é visto como uma loja forte no mundo dos jogos de PC.
Não é só sua relação com os editores e desenvolvedores que é valiosa. Holtman também sabe como se conectar com clientes - algo que Microsoft tem falhado quando se trata de distribuição digital em games para PC.
Claro que Holtman poderia se expandir para além de games com PC. Distribuição digital é um componente importante da oitava geração de consoles. E enquanto sua experiência até agora foi somente ao lado do PC, a Microsoft pode estar procurando em Holtman a lealdade e a adoção se consumidores para ampliar suas vendar on-line no Xbox One.