Uma verdadeira revolução no mundo da eletricidade pode estar por acontecer. Conforme noticiou o Fudzilla, após uma longa tentativa de se chegar a um material capaz de transportar eletricidade de forma mais eficiente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveu uma fiação elétrica inovadora, utilizando carbono no lugar de cobre.
O “segredo” está na nanotecnologia, onde foi possível criar nanotubos de carbono capazes de ser utilizados em sistemas elétricos. De acordo com os cientistas, a fiação de carbono são 10 vezes mais leve e até 30 vezes mais forte do que os fios de cobre.
Além disso, fios de carbono podem, pela primeira vez na indústria, ser unidos aos seus equivalentes de metal padrão, possibilitando a utilização de redes de energia híbridas, tornando o conjunto mais forte e leve, reduzindo as perdas de transmissão.
Outras vantagens do carbono sobre o cobre na utilização de fios estão na resistência à corrosão e na possibilidade de se transportar uma corrente mais elevada.
Os pesquisadores da Universidade de Cambridge estão atualmente trabalhando para vencer uma das últimas barreiras à nova tecnologia: a resistência à condutividade elétrica. É que o carbono não há uma condutividade tão grande quanto o cobre.