A Nintendo defendeu o aumento no número de lançamentos dos jogos do Mario, que com Super Mario 3D World, que será lançado no final do ano para a Wii U, terá três jogos num espaço de dois anos (os outros dois são New Super Mario Bros. 2 e New Super Mario Bros. U).
Charlie Scibetta, diretor de comunicações corporativas da Nintendo of America, argumentou com o Shacknews que estão a lançar o número correto de jogos com base "no que os fãs estão a pedir".
A chave está na "inovação". A Nintendo insiste que, enquanto existir inovação na jogabilidade com "novas funcionalidades", é correta a decisão de juntar as personagens e os IPs que as pessoas adoram.
Um exemplo de inovação em Super Mario 3D World são os pontos de tele-transporte.
"Habitualmente, entravas num desses canos e saías noutro, e aí era o fim da experiência da jogabilidade. Agora, existe um dinâmica em que podes navegar lá, tentar evitar os inimigos, tentar ganhar uma vantagem melhor. Poderias teoricamente fazer um novo jogo com base nestas mecânicas de jogabilidade."
Scibetta acrescenta que se estas mecânicas não fossem incluídas num novo jogo do Mario, então estaríamos perante uma nova IP.
"Poderias chamar novas IPs a todos os jogos que estamos a fazer, no sentido que são novas experiências de jogabilidade. Acontece apenas que estão associadas a IPs que as pessoas conhecem."