A Microsoft vem enfrentando tempos desafiantes em vários de seus serviços nesta realidade que deixou de ser dominada pelos computadores, com a empresa patinando para emplacar sistemas como o Windows 8 e o Windows Phone 8, por exemplo. Agora, rumores indicam que a companhia prepara uma grande reestruturação interna, no dia 1º de julho, para tentar melhorar sua posição neste novo contexto do mercado.
Mudança pode ser o maior legado de Ballmer. Maior que este vídeo. Ou este.
Segundo informações divulgadas pelo site AllThingsD, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, planeja distribuir a empresa em quatro grupos: empresarial, hardware, aplicativos e serviços, e sistemas operacionais. A divisão relacionada aos SO seria liderada pelos chefes de desenvolvimento do Windows Phone, Terry Myerson, e do Windows 8, Julie Larson-Green, e teriam como primeira missão integrar mais os dois sistemas. Apesar de ambos os sistemas rodarem no mesmo kernel, as lojas de aplicativos dos dois sistemas seguem separados, e com algumas exceções, não há muita integração entre os sistemas.
Esta é a maior mudança na Microsoft desde que Ballmer assumiu o cargo de CEO, em 2000. No meio do caminho, a empresa passou por uma reestruturação de seus serviços em 2008, algo que resultou no fim do serviço Live e mudança na nomenclatura de vários das aplicações da empresa. No final do ano passado, Steven Sinofsky, responsável pelo desenvolvimento do Windows 8, deixou a empresa pouco depois do lançamento do novo sistema.
Na quarta-feira, dia 26, a Microsoft sediará um evento em São Francisco para desenvolvedores e, segundo informações do The Verge, deve apresentar as melhorias de seu sistema operacional com o Windows 8.1. A nova versão, de acordo com rumores, tornará o Windows compatível com telas de 7 e 8 polegadas, sendo que novos aparelhos neste tamanho devem surgir no mercado no final deste ano. A linha Surface também deve ganhar uma atualização, também para o fim deste ano.