Alunos de graduação e pós-graduação têm até o dia 30 de junho para se inscrever no
Intel Embedded Systems Competition 2013, uma competição que tem como objetivo propiciar a oportunidade de desenvolvimento de sistemas inteligentes e inovadores com base em tecnologia embarcada.
Os alunos precisam escrever um projeto de sistema embarcado inteligente que seja de uma das seguintes áreas:
• Real Time Programming
• Security and Secure Applications
• System-on-a-chip (SOC) interfaces
• Power Aware Applications
• Multi-Core/Multi-Threading
• Networking Applications
• Graphics and Video applications
• Embedded Software Development
Os projetos serão analisados por uma equipe de professores universitários e os melhores projetos receberão placas com Intel ATOM dentro para que possam desenvolver na prática os projetos sugeridos. A apresentação final do projeto, já desenvolvido na placa recebida, deverá ser apresentado no SBESC (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software e Computação) entre os dias 04 e 08 de novembro.
O grupo responsável pelo projeto que ficar em primeiro lugar na competição irá ganhar uma viagem para visitar os laboratórios da Intel nos Estados Unidos. Os estudantes que conquistarem o segundo lugar serão premiados com Ultrabooks e o terceiro lugar, bem como os dois primeiros premiados, ganhará livros e softwares para aprimorar os seus conhecimentos.
Ainda será entregue o premio de Melhor Grupo de Mulheres Engenheiras que ganhará Ultrabooks, livros e softwares. Já o vencedor de Melhor Projeto de Graduação ganhará uma viagem para participar do Intel Cup Embedded System Design Contest na China.
“Queremos saber quais inovações os estudantes brasileiros estão desenvolvendo ainda na universidade. Muitos projetos interessantes surgem nesse momento e a Intel quer dar a oportunidade para que esses estudantes possam ter acesso ao que há de mais novo no mundo acadêmico e profissional ”, afirma Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil.
O projeto é uma parceria entre a Intel Semicondutores do Brasil e a Sociedade Brasileira de Computação, através do seu grupo de pesquisa de engenharia de software.