Talvez só para fazer inveja ao Android, ou para comprovar que seu sistema é bastante consistente incentivar desenvolvedores a usarem os recursos da versão 6 do iOS, a Apple divulgou dados sobre as versões em uso de seu sistema para tablets e smartphones. De acordo com os dados, a fragmentação do sistema iOS é quase nula.
Fragmentação do sistema iOS
A Apple divulgou a versão do sistema em aparelhos que acessaram a App Store durante 14 dias, finalizando a pesquisa no dia 3 de junho. Destes, 93% estão na versão mais atual do sistema disponível, o iOS 6. Dispositivos na versão 5 somaram 6% e todas as demais versões mais antigas representam apenas 1%.
Fragmentação do sistema Android
Para o lado da Google, as coisas são bem diferentes: segundo dados de março de 2013, apenas 16,5% dos aparelhos com Android estão em sua versão 4.1 ou 4.2, as mais recentes. 28% estão no Ice Cream Sandwich, a versão 4.0. A maioria, 44.1%, ainda estão "emperrados" na versão 2.3, muitos por limitações impostas ou pelo hardware, ou pela fabricante do aparelho (ou pelos dois). Este grande número de aparelhos na versão Gingerbread ou anterior são os casos mais graves, pois o sistema da Google recebeu amplas melhorias na interface e no seu funcionamento a partir da versão 4.0, além de todos os riscos de segurança no uso de um SO defasado.