A questão imediata após dramática inversão no DRM da Microsoft ontem fez a atenção girar em torno de qual o impacto que a reversão terá sobre o PlayStation 4. Sony divulgou suas políticas de usuario durante a E3 2013, na semana passada, mas só agora que a empresa com sede em Redmond tem respondido, isso coloca o console da gigante japonesa de última geração em uma posição mais fraca?
Edward Woo, analista sênior de pesquisa em Mercado de Capitais Ascendiant, não acredita que muita coisa mudou.
"Eu acho que essa é uma grande passo da Microsoft", disse à revista EDGE. "Eles obviamente sentiram que as coisas estavam ficando mal contra eles, e agora não tiveram escolha do que fazer para corresponder a Sony. Enquanto isso outras coisas então em questão, eu ainda acho que a Sony, com a vantagem $100 a menos no preço é um prato cheio para a que confusão Microsoft vai enfrentar "Woo acredita que tanto o PS4 e Xbox One venderão cerca de dois milhões de unidades este ano - mas ele espera que o console da Sony puxará à frente em 2014. Enquanto isso, o principal analista sênior da IHS Screen Digest e chefe de jogos, Piers Harding-Rolls pensa que a batalha iminente agora dependerá inteiramente de preço e jogos.
"Acreditamos que o preço será a principal característica de diferenciação, e ligeiramente ajustará o Xbox One para baixo na Europa continental no lançamento baseado nos 100? de diferença nos preços", disse ele. "Ficou claro que a Microsoft precisava fazer alguma coisa para apagar as chamas do descontentamento e contornar a situação para os consumidores reavaliaram o seu produto e poder fazer uma decisão de compra baseada no conteúdo, preço e características entre o Xbox e PS4 One".Microsoft tem sido clara que não irá ajustar o preço de seu sistema, mas ela fez comentários semelhantes sobre DRM poucos dias atrás. Se ela realmente ficar parada, no entanto, Woo estima que a empresa vai ter um tempo difícil para justificar a despesa adicional de sua plataforma. "Eu acho que os consoles são muito semelhantes, por isso a diferença de preço $100 agora vai ser muito importante", continuou ele. "A Microsoft vai ter que explicar por que de se pagar $100, justificando esse preço."