A NASA investiu US$125 mil, o equivalente a pouco mais de R$250 mil, em estudos para possibilitar a criação de comida com o uso de impressoras 3D. O engenheiro mecânico Anjan Contractor já realizou testes imprimindo chocolate e, nas próximas semanas, ele tentará fazer uma pizza.
A ideia pode parecer inútil, ou um pouco boba, mas a NASA tem boas razões para o investimento. A agência quer desenvolver um meio de fornecer mais opções de comida para astronautas em viagens espaciais.
Conforme o The Verge, a ideia é usar blocos substituíveis de nutrientes em cartuchos, semelhantes aos de impressão comum. Ao combinar os blocos, a impressora pode criar uma variedade de alimentos diferentes. Os cartuchos duram cerca de 30 anos, o que é mais do que o suficiente para abastecer a tripulação durante missões no espaço.
Para criar a pizza, a impressora vai imprimir a primeira camada, a massa, que será cozida durante o próprio processo. Depois, um pó de tomate será misturado com água e óleo para despejar o molho sobre a massa. Por fim, para a cobertura, a impressora vai criar uma camada de proteína, que ainda não foi detalhada.