Seis meses após o lançamento, o Windows 8 atingiu a marca das 100 milhões de unidades vendidas, informou Tami Reller, chefe de marketing da Microsoft, em uma sessão de perguntas e respostas no blog oficial da companhia.
O número inclui tanto licenças de novos PCs e tablets quanto aquelas usadas em atualizações de computadores com versões anteriores do sistema.
Dessa forma, o desempenho do Windows 8 é similar ao do Windows 7. Lançado em outubro de 2009, essa versão da plataforma também chegou às 100 milhões de licenças vendidas em seus primeiros seis meses no mercado.
A executiva também falou um pouco sobre os rumores em torno do Windows Blue. Sem dar grandes detalhes, Reller esclareceu que ele é “o codinome para uma atualização que será disponibilizada ainda este ano” que trará “mais opções para nossos parceiros e dará aos consumidores mais formas de trabalharem e se divertirem”.
Reller também acrescentou que o Windows Blue “é uma oportunidade para responder ao feedback dos consumidores que estamos acompanhando de perto desde o lançamento do Windows 8 e do Windows RT.”
A Microsoft também aproveitou para divulgar outros números. Até agora, existem 2,4 mil produtos certificados para rodar Windows 8 ou Windows RT e 250 milhões de aplicativos baixados na loja oficial do sistema. Além disso, há 250 milhões de usuários do SkyDrive, 400 milhões de contas ativas do Outlook (que substituiu o Hotmail) e 700 milhões de contas ativas da Microsoft.