Jogos
sociais são tendência no mercado de jogos atualmente, e muitas produtoras japonesas aderiram ao novo modelo de negócio, obtendo boa parte de seus lucros através de nicho, em constante expansão. Isso pelo menos nos últimos dois anos.
Porém, a
Square-Enix recentemente decidiu ir "contra a maré" e anunciou uma mudança de estratégia e modelo de negócios.
Takehiro Ando, um dos produtores da divisão de jogos para celular da S-E, tinha um blog no qual publicava artigos periódicos hospedado na Famitsu App, chamado Smartphone Game Revolution, onde eram abordados vários assuntos a respeito do mercado e sua filosofia pessoal com relação aos jogos desse estilo, entre outros.
Ontem Ando publicou o que viria a ser o último post do blog, entitulado "Adeus, jogos sociais".
Nele, o produtor comenta como as empresas, inclusive a própria Square Enix, estão saturando o mercado de jogos com jogos que na verdade sempre repetem conceitos e apenas mudam a roupagem. Todos já viram a esse filme. Ando continua, explicando que ao passo que muitos jogadores foram atraídos por esses jogos, a empresa sente que negligenciou os jogadores "hardcore" (os jogadores mais dedicados, predominantemente usuários de consoles) e suas franquias inclusive, que caíram de qualidade.
Outros tópicos são discutidos, porém, o mais interessante é que ao fim do post,
o produtor menciona que a partir de 2013, a empresa planeja focar em finalizar a produção de jogos épicos feitos internamente e lançá-los para consoles ao longo do ano, um após o outro, assim se afastando aos poucos do nicho social e focando mais no mercado doméstico.
Essa declaração já gerou muita especulação entre os fiéis seguidores da S-E, que prevem uma cronologia de lançamentos de grandes títulos, sendo eles?
-
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, a ser lançado no verão de 2013 (entre julho e setembro no hemisfério norte);
-
Final Fantasy X HD;
-
Lightning Returns: Final Fantasy XIII, em outono de 2013 (entre setembro e dezembro);
-
Final Fantasy Versus XIII;
Isso sem contar o lançamento do aclamado reboot de
Tomb Raider, um provável novo jogo da série
Deus Ex,
Thief,
Murdered: Soul Suspect, entre outros.
Porém, mesmo a notícia sendo excelente, é muito cedo para afirmar o destino de tais títulos e se eles realmente sairão este ano. Como é possível notar, a empresa está atualmente focada em recuperar a imagem da franquia
Final Fantasy, que chegou ao fundo do poço nessa geração, devido ao lançamento de jogos recalchutados para celular e novos jogos que não mantiveram o alto padrão da marca.
Não deixa de ser uma boa notícia, agora resta esperar por ações concretas, porque palavras vão ao vento.
Também é importante ressaltar que a Square Enix não deixará de produzir jogos para celular.