A Samsung apresentou agora há pouco, num evento em Nova York, o smartphone Galaxy S4, novo modelo da linha Galaxy e principal concorrente do iPhone.
O novo dispositivo ganhou uma tela sensível ao toque de
5 polegadas e ficou mais fino, leve e mais poderoso do que os modelos anteriores. A companhia não revelou os preços do smartphone, que chega no fim de abril a 55 países - não há confirmação se o Brasil está incluído na lista.
O novo smartphone terá suporte à conexão
4G LTE para todas as frequências disponíveis no mundo, de acordo com o presidente da divisão móvel da Samsung, JK Shin. "Estamos sempre ouvindo o que as pessoas ao redor do mundo querem, o que desejam em seus aparelhos celulares", disse.
Com
7,9 mm de espessura e pesando apenas
130 g, o Galaxy S4 ganhou uma tela de 5 polegadas que usa a tecnologia
Full HD Super AMOLED e tem
441 pixels por polegada. A nova tela do smartphone se adapta automaticamente à iluminação local. O objetivo é tornar a tela mais confortável para ser usada em qualquer ambiente, horário e iluminação.
Com o processador
Exynos 5 Octa, de
oito núcleos, o dispositivo permite criar imagens com mais efeitos. De acordo com a companhia, a transição da tela é mais rápida, o que traz uma nova experiência aos consumidores. O Galaxy S4, que tem
2 GB de memória RAM, conta também com câmera traseira de
13 megapixels (MP) e frontal de
2 MP.
O novo dispositivo vem ainda mais opções de memória interna:
16 GB, 32 GB e
64 GB. O Galaxy S 4 tem oito sensores, incluindo de movimentos, de
temperatura e de umidade. A bateria do aparelho é removível e pode ser trocada quando uma acabar, diferente da bateria do iPhone, que não pode ser removida ou trocada.
Novos recursos
Entre os recursos de maior destaque do smartphone estão a "
Smart Scroll" e o "
Air Gesture". Com o primeiro recurso, que capta o movimento dos olhos do usuário, ele pode pausar um vídeo que está assistindo ao tirar o olho da tela. Conforme a companhia, o mesmo vale para a leitura de textos: quando o usuário chega à parte inferior da tela, o texto subirá automaticamente. Já com o Air Gesture, usuário não precisa tocar na tela para controlar o aparelho, basta mover a mão por cima da tela. De acordo com a Samsung, isso evita deixar a tela cheia de marcas de dedo.
Outra novidade do smartphone é a chamada "Dual Camera", que permite fotografar e filmar usando as duas câmeras, frontal e traseira, ao mesmo tempo. Isso permite que quem tira a foto apareça na imagem. Outro novo recurso é o "Sound and Shot", que permite gravar cinco segundos do áudio ambiente antes de tirar a foto.
A Samsung também apresentou a função "Drama Shot", que faz uma montagem com as fotos para criar um efeito de movimento. Outra novidade é o "Eraser", que permite editar a foto rapidamente, removendo objetos e pessoas indesejadas da imagem. De acordo com a empresa, basta tocar no item que deseja ser eliminado para que ele seja apagado.
O Galaxy S4 conta ainda com uma função de tradução instantânea, chamada "
S Translate", disponível em nove línguas,
incluindo o português. O usuário digita o texto em seu idioma e o celular reproduz um áudio em outra língua. Na apresentação, a Samsung deu como exemplo um chinês respondendo um usuário, que escreveu no aparelho em sua língua. O smartphone captou o texto e respondeu o chinês em áudio. A função tem a capacidade de traduzir de áudio para texto e de texto para áudio.
Em janeiro de 2013, a Samsung anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de aparelhos da linha Galaxy S vendidos no mundo. Segundo a companhia, o Galaxy S, lançado em junho de 2010, vendeu 10 milhões de unidades nos primeiros sete meses no mercado. Já o Galaxy SII atingiu a marca em cinco meses, enquanto o Galaxy SIII vendeu 20 milhões de unidades em 100 dias.