Mesmo antes do lançamento do console Nintendo Wii U, a
Nvidia tem se mostrado contra os consoles tradicionais, prevendo até que estão condenados a desaparecer.
De acordo com a
Nvidia os consoles perderão terreno para os jogos em nuvem que ganhará força com o
GeForce GRID e dispositivos portáteis como o
Shield, que segundo ela, terão as preferências entre os jogadores, deixando consoles como algo do passado.
Desde algum tempo, houve uma suspeita que estas declarações anti-console da
Nvidia, foram devido à ausência de seu hardware nos futuros consoles, porque como todos sabem, a
AMD é o fabricante das
APUs dos consoles
Wii U,
PlayStation 4 e o próximo
Xbox 720/infinity.
A
Nvidia recentemente fez alguns comentários sobre a ausência de seu hardware gráfico nos novos consoles, mencionando que preferiu dar mais importância à sua divisão
Tegra, acreditando que o
PlayStation ou
Xbox não eram um bom negócio, e agora retorna a briga contra consoles.
Tony Tamasi, vice-presidente sênior de conteúdo e divisão de tecnologia da Nvidia, disse que em comparação a um
PC Gamer, as especificações do
PlayStation 4 estão entre um CPU low-end e as de
GPU de gama média-baixa, e embora lançado ainda este ano, irá fornecer cerca da metade do desempenho de sua
GPU GeForce GTX 680, que foi lançado em março do ano passado, mais de um ano e meio atrás.
A
Nvidia acrescenta que os consoles são plataformas fechadas e não atualizáveis, por isso "
o que você tem hoje, em termos de desempenho, é o que você estará preso por 5 a 10 anos. O PC não tem esse problema, é uma plataforma aberta e pode ser atualizado a qualquer momento para aproveitar o poder das últimas GPUs para melhorar seu desempenho e tirar proveito de novas e modernas tecnologias gráficas".
De acordo com a
Nvidia, os consoles da próxima geração não serão dignos sucessores dos consoles atuais, pois não conseguirão superar os PCs, se manterão atrás dele, e dentro de pouco tempo por uma ampla magnitude.