Entre os problemas que as cidades modernas têm, há a poluição visual. Na grande maioria das vezes, ela é produzida por anúncios publicitários que são instalados em vários locais, como calçadas, paredes de prédio e outdoors irregulares, gerando um aspecto de bagunça e desorientação.
Seria incrível se houvesse uma maneira de regular absolutamente todos os anúncios, não é? Pois é exatamente isso que a empresa CityScan está tentando desenvolver. Em parceria com companhias do estado de Chicago, ela está encabeçando um projeto que vai resultar em uma nova tecnologia.
Com isso, eles têm o objetivo de criar um sistema que escaneie as ruas de grandes cidades para identificar anúncios ilegais. Dessa maneira, essas infrações poderiam ser evitadas e, no caso de elas realmente acontecerem, o processo de multas ou de qualquer outro tipo de autuação fica mais fácil.
Por enquanto, apenas uma ideia
Orlando Saez, o CEO da CityScan, afirma que essa novidade pode resultar numa diminuição de até 30% dos anúncios que são postados em grandes cidades. Com isso, as companhias que fazem a sua propaganda de maneira legal entenderiam melhor o valor deste tipo de atitude e os centros urbanos contariam com uma paisagem mais limpa.
Apesar de a ideia parecer bacana, Saez ainda não conta com autorização oficial para implantar a sua possível tecnologia, pois ela também poderia resultar na invasão de privacidade de milhares de pessoas — e, por conta disso, o projeto ainda não passa de um conceito. Apesar disso, o executivo está otimista e pretende estrear o seu trabalho em um futuro próximo.