Depois de demonstrar o projeto Ubuntu para tablets, a Canonical divulgou algumas modificações que irão marcar a próxima atualização da Unity, a interface gráfica do Ubuntu. De acordo com a empresa, a próxima versão será batizada de UnityNext e compartilhará o mesmo tipo de programação usado na criação da aparência gráfica do sistema para tablets e smartphones.
"Com o Ubuntu chegando à plataforma móvel, os conceitos da Unity serão modificados, pois é hora de começar a trabalhar para a implementação de um sistema verdadeiramente convergente entre desktops, TVs, celulares e tablets. Para isso, o projeto Unity Next será uma evolução lógica do que foi iniciado para desktops e disseminado para outras plataformas."
A intenção da empresa é que a Unity seja de fácil adaptação para qualquer tipo de plataforma e tamanho de tela, levando em consideração a utilização do mouse, controle remoto e touchscreen.
Além disso, segundo a Canonical, o usuário comum não perceberá nenhuma mudança na forma de usar a Unity na nova interface.