A AMD revelou durante a Game Developers Conference (GDC 2013) uma “nova” versão da Radeon HD 7990.
Chamada internamente de “Malta”, a placa se diferencia da versão tradicional “New Zealand” pela presença de clocks turbinados. Embora a AMD não tenha revelado detalhes sobre a placa, é muito provável que “Malta” venha com GPU entre 1-1.1Ghz e memória (6GB) em 6Ghz, aproximando-se assim, das versões especiais da 7990 lançadas por algumas parceiras da AMD, como é o caso da ASUS Ares II.
Para prover energia suficiente à VGA, os engenheiros da AMD disponibilizaram dois conectores extras de 8 pinos, capazes de adicionar 300W aos 75W do barramento PCI Express.
Em se tratando de conectores de saída, a Radeon HD 7990 “Malta” possui 5 Mini Displayes e um DVI.
Ainda durante a apresentação, a AMD fez uma demonstração da placa rodando nada mais nada menos do que Battlefield 4!, um dos mais aguardados jogos de tiro dos últimos tempos.
" A AMD e a DICE/EA são bons parceiros em se tratando de jogos, com uma história recente que inclui o premiado Battlefield 3 em 2011. Essa relação continua hoje com a primeira demonstração pública do mundo de Battlefield 4, equipado com a AMD Radeon HD 7990 - a placa gráfica mais rápida do mundo! Hoje não foi revelado apenas o compromisso da EA/DICE em fazer jogos para PC com gráficos em estado de arte, mas também é uma prova adicional de que a arquitetura Graphics Core Next da AMD Radeon série HD 7000 é a melhor escolha para os jogos avançados de computador", revelou o porta-voz da AMD.
Ainda não está certo, mas é provável que esta demonstração em conjunto da Radeon HD 7990 "Malta" com o BattleField 4 seja um indício de que a AMD possa, no futuro, incluir uma cópia do game nas Radeons das linhas 7900/7800.
Os rumores indicam que a placa será comercializada a partir do segundo trimestre (entre abril e junho) com preço estimado na casa dos US$ 1.000.