A AMD anunciou hoje a nova geração de APUs mobile de codinome "Richland". Os novos processadores prometem entregar novas experiências para o usuário, como reconhecimento facial e de gesto durante logins, gráficos melhorados e ganho de desempenho em relação à geração anterior. Além disso, a empresa promete recursos avançados de gerenciamento de energia em um único chip.
"O alto desempenho das APUs A-Series da AMD continua impressionando através da sua capacidade de fornecer gráficos impressionantes e experiências imersivas com vida útil da bateria ainda maior. Nossos engenheiros têm feito um excelente trabalho de aumento de desempenho do processador e diminuição do consumo de energia", disse Bernd Lienhard, vice-presidente corporativo e Gerente-Geral das Unidades de Negócios da AMD.
Experiências diferenciadas para o usuário
O novo processador busca unir o poder da computação juntamente com o dos gráficos para acelerar e tornar disponível um conjunto de softwares, que podem melhorar a usabilidade do usuário. Entre os presentes estão:
AMD Face Login - Utiliza a tecnologia de reconhecimento facial e uma webcam para permitir login rápido no Windows e outros browsers, como sites de redes sociais e serviços de e-mail;
AMD Gesture Control - Utiliza gestos da mão de um usuário e os converte em comandos para funções básicas de media players, navegadores, e-readers e outros aplicativos populares, através de uma webcam e processamento de imagem avançada;
AMD Screen Mirror - Compartilhe sem fio conteúdos como fotos, vídeos e páginas da web a partir de um PC ou tablet baseado na nova APU com qualquer TV ou monitor que suporte DLNA ou até mesmo outros computadores. Recurso disponível apenas em alguns dispositivos AMD;
AMD Video Entertainment Features - A tecnologia Steady Video permite aos usuários um botão de controle para ajudar na estabilização das imagens e produzir uma melhor visualização; já a tecnologia Quick Stream permite streaming de vídeo e a Picture Perfect HD8 cria cores ricas e realistas sobre as imagens.
O conjunto de softwares otimizados para AMD virá pré-carregado em notebooks baseados na APU no final deste ano e poderá ser baixado no site da AMD no próximo mês.
Disponibilidade
Dispositivos tradicionais baseados nestas APUs ficarão disponíveis esse mês em regiões selecionadas. Confira os modelo e detalhes técnicos abaixo: