O diretor criativo Josh Holmes diz dúvidas foram levantadas durante o desenvolvimento sobre a possibilidade de retirar a relação "humana" entre os dois.
Vários membros da equipe de desenvolvimento da 343 Industries foram "céticos" sobre o enredo de Master Chief-Cortana em Halo 4. Durante um painel da Game Developers Conference, hoje, o diretor criativo Josh Holmes, disse que os "elementos humanos" de Halo 4 eram controversos dentro da equipe e o estúdio não tinha certeza se poderia retirar um drama convincente.
Holmes explicou que uma das principais metas para Halo 4 desde o início era de se concentrar em contar histórias e permitir que os jogadores pudessem ver o "coração humano" da campanha do jogo. Este foi um grande foco para a 343, disse Holmes, porque sentiu que este tipo de narrativa esteve ausente em jogos anteriores da franquia Halo.
Uma das maneiras da 343 para criar tentativas de uma história humana em Halo 4 foi para cavar a relação entre Master Chief e o envelhecimento da inteligência artificial Cortana. Holmes explicou que depois de sete anos, a AI tende a quebrar e perder sua mente, semelhante à demência em idosos.
O jogo não se concentrar apenas em Master Chief salvar o universo, mas também seu melhor amigo. Esse tipo de narrativa era uma nova direção para a série, disse Holmes.
"Contar uma história em um jogo como Halo é incrivelmente desafiador porque é um jogo muito orientado para a ação. E quando começamos a embarcar neste caminho, houve muito ceticismo dos membros da equipe", disse Holmes.
Havia um ponto de viragem no desenvolvimento de Halo 4, disse Holmes, quando um dos escritores do jogo se aproximou dele e disse que ele estava tendo uma "crise de confiança" e lutando para obter a história certa. Foi neste momento, quando a 343 considerada a demolição de Master Chief-Cortana "história B" e se concentro-se apenas em pura ação.
Holmes, no entanto, não ia deixar essa história desaparecer. Ele explicou que, no início de Halo 4, sua mãe foi diagnosticada com demência. E assim que a relação de Master Chief-Cortana já não era estranho para ele, mas uma realidade de sua vida. Esta realidade ajudou a informar o escrita de Halo 4 e o enredo Cheif-Cortana foi mantida intacto.
"Ao longo da produção do jogo, eu assisti ela deteriorar-se como um ser humano e se tornar alguém que eu não poderia reconhecer", disse Holmes. "E isso foi muito difícil, mas também foi uma inspiração para mim querer contar uma história perfeita".
"Para mim, foi muito importante contar esta história porque este era o coração humano da campanha de Halo 4", acrescentou. "Eu era muito inflexível sobre o desejo de cumprir essa parte da história."