Neste ano teremos mais um marco tecnológico na área dos órgãos artificiais: um jovem que vive em Roma, com 20 anos, irá receber a primeira mão biônica capaz com percepção de tato. Esta cirurgia pode ser o início de uma nova era onde implantes artificiais sejam capazes de trazer também percepções sensoriais aos seus portadores.
A cirurgia está agendada para o final deste ano e irá conectar uma mão biônica ao sistema nervoso central do paciente, tornando possível o controle dos mecanismo através da mente e, como espera a equipe de operação, a sensação tátil através de sensores nas pontas da mão. Para devolver a sensibilidade, diversos eletrodos serão conectados nos dois nervos principais do braço do paciente,o ulnar e mediano.
A cirurgia será o primeiro tratamento a um amputado que traz uma comunicação bidirecional entre o implante e o sistema nervoso central do paciente, o que aumenta a qualidade de vida do portador da prótese biônica, além de ampliar as chances de sucesso do implante. "Está claro que quanto mais sensações o paciente possuir, maior é a chance de aceitação do órgão implantado", explica o médico Silvestro Micera da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne in Switzerland.
Uma primeira prótese, feita em 2009, sofria de uma série limitações, conseguindo apenas trazer a sensibilidade nas pontas de três dos dedos ou sentir alguma movimentação da palma. Com este novo implante, a equipe médica espera um controle mais preciso da mão, tornando preciso o movimento de pinça, por exemplo.
É sempre fantástico ver a tecnologia devolvendo qualidade de vida para pessoas que possuem limitações, mas com gamer, alguém aí também não sonhou com respostas no nível da percepção sensorial, em jogos?