Em evento realizado na tarde de hoje (21), em São Paulo, a Philips anunciou detalhes da nova linha de produtos que chega ao mercado brasileiro a partir de abril, além de comentar alguns de seus planos para 2013.
De acordo com o diretor de marketing da TP Vision, Alexandre Scorel, a empresa pretende retomar sua atuação no mercado de televisores de 32 a 42 polegadas e, também, apostar em Smart TVs de telas grandes, ou seja, acima de 46 polegadas.
Outra novidade é a expansão da tecnologia Ambilight, recurso que usa LEDs para projetar, além da tela, luzes que acompanham as cores da cena que está sendo exibida naquele momento. Além de proporcionar uma sensação visual maior para o telespectador, o recurso também ajuda relaxar a vista de quem assiste à TV, exigindo menos esforços dos olhos. Em 2013, a tecnologia Ambilight passa a integrar quatro linhas de aparelhos lançados pela Philips, sendo que, ano passado, era utilizada em apenas uma.
O responsável pela área de marketing técnico da TP Vision Brasil, Jorginaldo Dantas, explicou que testes em laboratórios comprovaram que o Ambilight proporciona uma sensação visual maior. Uma TV de 42 polegadas, por exemplo, passa a impressão de 49 polegadas, enquanto que uma de 55 polegadas, possui sensação visual 65.
Séries 8000 e 7000: modelos top de linha
A partir de abril deste ano, o mercado começará a receber os 24 novos modelos de televisores Philips que compõem a linha 2013. O grande destaque fica por conta da série 8000, com modelos top e que possuem câmera integrada para ser usada com o Skype. Como se não bastasse, nesses aparelhos o Ambilight possui três ângulos de iluminação, tendo LEDs acrescentados também na parte superior da tela.
Outra novidade para os modelos das séries 8000 e 7000 é a presença de um controle remoto premium que possui teclado físico na parte traseira e também pode ser operado no modo ponteiro, em que possui o funcionamento semelhante ao de um wiimote, o controle do Nintendo Wii.
A empresa também está investindo pesado nas Smart TVs, sendo que 17 dos 24 televisores a serem lançados neste ano se enquadram nessa categoria. Para tornar tudo mais atrativo, o software dessas TVs passou por uma remodelação e ganhou recursos novos. A função social do televisor, por exemplo, agora está mais integrada e possibilita que que o telespectador possa acompanhar, em tempo real, postagens sobre o programa de TV a que está assistindo.
Além disso, os televisores que serão lançados neste ano também saem de fábrica com a tecnologia Miracast, que permite ao usuário de tablets ou smartphones espelhar por completo a tela de seu dispositivo com a televisão, sem a necessidade de usar cabos. Essa tecnologia é diferente da DLNA, que também integra os televisores Philips, mas que tem seu foco no compartilhamento de arquivos de vídeo e imagem.
Modelos de entrada e intermediários
As séries 3000 e 3500 possuem os modelos mais básicos da nova linha de produtos, com televisores que vão de 32 a 46 polegadas. A partir do modelo de 42 polegadas da série 3500, o consumidor recebe, automaticamente, o dongle WiFi, para o caso de querer conectar sua Smart TV à internet sem usar cabos.
As séries intermediárias — 4000, 4500 e 4900 — também possuem seus diferenciais. O principal deles fica com a presença da tecnologia 3D nas TVs da série 4900, com recursos de conversão para vídeos 2D e possibilidade de que dois jogadores se divirtam com o mesmo game sem a necessidade de dividir a tela ao meio, um recurso conhecido como Dual View Gaming.
E por falar em games, as séries 5000 e 5500 prometem entregar uma experiência adequada à qualidade exigida pelos jogadores de video games. Esses modelos possuem módulos integrados de WiFi e dispensam o uso de dongles, além de já contarem com o recurso Ambilight e possuírem até mesmo um modelo com a maior tela da nova linha de produtos: 65 polegadas.
Preço e disponibilidade
Os primeiros modelos começam a chegar às lojas brasileiras a partir de abril deste ano, sendo que os demais devem chegar nos meses de maio e junho. Por enquanto, ainda não há faixa de valores definidos para os lançamentos, mas o diretor de marketing da TP Vision Brasil, Alexandre Scorel, garante que os preços serão bem competitivos, possibilitando que a empresa possa repetir a boa atuação que teve em 2012.