Há um lugar-comum que afirma que usuários de plataformas opensource não estão dispostos a pagar por softwares, afinal estão acostumados com a lógica do "é tudo de graça". Indo contra o esteriótipo destes usuários, dados sobre as vendas do "
the Humble Bundle" mostram que o "time do pinguim" foi o que mais desembolsou, em média, pelos kits.
Os Humble Bundles são kits com diversos aplicativos e produtos de produtoras independentes (os famosos indies), vendidos pelo preço que o usuário deseja pagar por eles. O usuário também pode definir quanto do valor pago irá para instituições de caridade, para os desenvolvedores do conteúdo e para a empresa que organiza os bundles. Você pode conferir qual a promoção da vez
por este link.
Com a liberdade de pagar o quanto quisesse, os usuário
Linux pagaram,
segundo dados da empresa que organiza os bundles, 10 dólares pelo último kit de jogos indies, enquanto os usuários
Mac e
Windows pagaram em média, respectivamente, 7.59 e 5.82 dólares. Em todas as promoções, até o momento, usuários do sistema do pinguim foram os que mais desembolsaram, em média. A plataforma da
Microsoft lidera o ranking de arrecadação total, com os outros dois sistemas oscilando entre 1/3 e 1/2 da participação nos bundles, quando somados.
Apesar destes números serem animadores para quem pretende investir em games em plataformas abertas, como a
Nvidia como
Shield, e a
Valve com sua versão do
Steam para Linux, a pirataria ainda é um fator que torna difícil a viabilidade econômica de games em sistemas livres, caso do Dead Trigger, que virou free-to-play no sistema
Android por conta do altíssimo índice de downloads ilegais, beirando os 90%.