A
Toyota revelou alguns detalhes da sua tecnologia auto-drive, que será apresentada na CES 2013, entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. O carro equipado com esse sistema terá um radar de bordo e câmeras de vídeo para monitorar não só a estrada, como também os arredores e o motorista.
Para a montadora, a ideia é evitar os acidentes ao máximo. “Zero colisões é o nosso objetivo final”, afirmou à BBC um porta-voz da companhia.
A Toyota descreve a tecnologia como um “sistema de transporte inteligente”. O protótipo, equipado em um carro Lexus LS, é capaz de se comunicar com outros automóveis, verificar se o motorista está acordado e parar em sinais de trânsito. Conforme a empresa, o veículo pode ser usado com ou sem motorista.
A CES 2013 deve marcar o surgimento de outras iniciativas desse tipo. A Audi, por exemplo, irá demonstrar um carro que estaciona sozinho.
Ainda segundo a BBC, o sistema de condução automática poderia melhorar a segurança nas estradas, no entender do professor Paul Newman, que lidera um projeto da Universidade de Oxford sobre este tipo de veículos."Os computadores vão estar sempre vigilantes", afirma o especialista.