Ainda não temos nenhum anúncio oficial da existência do esperado PlayStation 4, mas surgiram novos rumores dizendo que ele teria uma proteção contra jogos usados. Rumores tão fortes, que chegaram a derrubar ações da GameStop, a rede de lojas americana em que jogo usado é coisa séria.
Na quinta-feira (3), uma discussão no NeoGAF apontava uma nova patente registrada pela Sony em setembro de 2012 que falava sobre uma tecnologia para impedir o uso de jogos usados, restringindo o disco para apenas um console. Basicamente, seria o fim do mercado de jogos usados para a linha PlayStation. Informações semelhantes foram reveladas ao Kotaku US em março de 2012, menci0nando uma espécie de proteção contra jogos usados no provável PlayStation 4 (aka Orbis).
Aproximadamente zero pessoas ficaram felizes com a história da patente, mas os rumores foram pesados o suficiente para balançar as ações na bolsa de valores. E nem eram as ações da Sony. As ações da GameStop caíram 5%, deixando a franquia de lojas em desespero. A patente significaria o primeiro passo para a extinção dos games usados, uma parte fundamental dos negócios da GameStop - e uma má notícia para os seus investidores.
A situação se engrossou ainda mais quando analistas começaram a prever um futuro negro para o não-anunciado console da Sony, caso a tecnologia seja implementada. "A Sony seria materialmente danificada se o seu próximo console bloquear jogos usados e os consoles dos competidores Microsoft e Nintendo não tiverem a mesma limitação", disse Michael Pachter, analista de games da Wedbush Securities, em uma nota para os investidores.
Por enquanto, tudo é baseado em especulação ou relatos superficiais, então não comece queimar as lojas da Sony antes de saber realmente quais serão os planos da empresa. Provavelmente, ela vai começar a falar sobre isso na E3 2013.