A Square-Enix convidou a imprensa para acompanhar uma demo ao vivo de Lightning Returns: Final Fantasy XIII, título final da saga de Lightning (que inclusive acabou em 1° lugar como a personagem feminina mais querida da série em votação). Muitos sites já publicaram suas impressões a respeito do que viram, e os detalhes não poderiam ser melhores. Nós preparamos um resumo de todas as novidades, e ainda com algumas screens inéditas do game:
- Lightning Returns acontece 500 anos depois de XIII-2, onde Valhalla, a dimensão do Chaos, se fundiu com o mundo real. Lightning desperta de seu sono de cristal, e descobre que o mundo acabará em 13 dias. Bhunivelze a encarrega de salvar a humanidade, guiando as almas para que possam viver no mundo novo que ele criará após a destruição do atual.
- Nova Chysallia (não é mais Novus Partus) consiste em 4 continentes. A cidade Luxerion é muito influenciada pela religião; seus moradores adoram Bhunivelze, e acreditam que seu deus criará um novo mundo. A população sabe que o mundo está chegando a seu fim, mas não está ciente de que será em pouco tempo. Nos últimos dias, ocorreram 3 assasinatos na cidade, causados por um grupo que se opõe a crença em Bhunivelze, e a Libertadora. Tudo para tentar chamar a atenção dela. Na demo, Lightning chegava a estação e se deparava com uma espécie de boneca pendurada bem parecida com ela, como se fosse um aviso. Para descobrir as atividades do grupo, o jogador precisará conversar com os NPCs para descobrir pistas e tentar resolver o caso, mais ou menos como um detetive. Nessa parte da demo, Lightning devia se esconder entre muros, objetos, e caixas para não ser vista pelo grupo de assassinos, a fim de conseguir ouví-los, como se o jogo entrasse em modo stealth, e no final, era necessário encontrar um código para abrir o portão da base deles. Esse código muda a cada dia, e será preciso encontrá-lo para continuar. A origem dos crimes tem relação com o Oracle Drive, um dispositivo que servia para armazenar as profecias de Yeul em Final Fantasy XIII-2.
Mais dois continentes foram revelados também: Wildlands, um lugar cheio de florestas, cânions, e pequenos vilarejos, enquanto Dead Dunes é conhecida pelos seus enormes desertos e ruínas. Ainda falta outro, mas este não foi comentado (se você reparar no mapa, percebe-se que é o pedaço de terra onde se encontra o templo da deusa Etro).
- Em relação ao timer, realmente Toriyama está seguindo a risca o conceito do Doomsday Clock, sua inspiração principal para o conceito do jogo. Ele imaginou um relógio com 5 minutos faltando para o fim do mundo. Em suas próprias palavras: "Por exemplo, vamos supor que um país comece a desenvolver armas nucleares e a iniciar uma série de ameaças a Terra. Nesta circunstância, um minuto será retirado deste tempo restante, porém se outros países lançarem acordos de paz e proteção, então será adicionado um minuto." É assim que será no jogo, você não poderá ganhar dias extras, mas sim alongar os que você já tem em disposição. Utilizar alguma habilidade fará o tempo restante do mundo diminuir, enquanto fazer alguma quest fará ele aumentar. Ainda não foi revelado outros meios possíveis para alongar o tempo, ou se ele poderá diminuir de outras maneiras.
- Como em Final Fantasy XIII, os inimigos serão novamente avistados no campo. Preemptive Strike funcionará de outra maneira. Atacando o inimigo primeiro, lhe concederá uma vantagem (o oponente começará a batalha com 10% a menos de HP), golpeando ele por trás garantirá uma vantagem maior (25% de HP cortado do inimigo).
- Uma parte da jornada de Lightning consistirá em apagar o peso dos corações de seus aliados. A energia do Chaos tornou os corações de todos mais angustiados. Todos vivem como imortais, mas nenhuma criança pode nascer. É um ciclo de vida completamente diferente. Noel, agora com a alcunha de Shadow Hunter, quer consertar o estrago feito no mundo. Ele aparece na demo lutando com Lightning pois acredita que ela tenha morrido, e que esta seja uma farsa. Personagens já conhecidos, como Hope e Snow, marcarão presença também, ajudando Lightning via comunicadores. Nada foi comentado sobre Sazh, Fang, Vanille, Serah, Caius, ou Yeul, ainda. No entanto, a nova personagem Lumina tem uma estranha semelhança com Serah, o que indica uma relação obscura. Ela servirá como uma "amiga da onça", ajudando e ao mesmo tempo atrapalhando Lightning em sua missão, usando ela como um brinquedo.
- Sendo Lightning a única personagem jogável, ela recebeu muito mais controle. É possível mover ela no campo de batalha com o analógico esquerdo, e realizar movimentos como esquivar, rolar, e tantos outros (as magias e ataques também receberam novas animações). É quase como um Action game. Porém, isso não significa que ela estará sempre sozinha, a equipe está considerando colocar outro personagem acompanhando ela em certas batalhas. Em campo aberto, Lightning também ganhou novos movimentos, como pular, deslizar em postes, ou subir em escadas e telhados. A nova habilidade Dash permite a ela se mover ainda mais rapidamente, mas isso custará pontos de ATB (a barra de ATB estará sempre presente na tela, até mesmo nos cenários).
- Em vez do Stagger, uma nova mecânica em batalha será adicionada, o Knockdown System. Para poder roubar o item de um inimigo, por exemplo, o jogador precisará explorar bem as fraquezas dele. O sistema promete injetar mais estratégia. - As Styles substituem o Paradigm System dos anteriores. Podem parecer com o sistema de Dresspheres de FFX-2, mas a graça em Lightning Returns é mais do que apenas poder trocar de jobs em tempo-real, o diferencial é que você mesmo pode criar seu job. O nível de customização é muito avançado; roupas, escudos, e armas poderão ser escolhidos, além de roupas (até mesmo suas cores poderão ser alteradas). A combinação desse arsenal de equipamentos ficará por sua conta (em uma foto, Toriyama mostrou um desenho de Lightning vestida com o traje de Cloud, uma roupa que possivelmente estará no game). Além de mudar o visual, as roupas concederão atributos individuais (existem roupas que maximizam poderes mágicos, e que aumentam o poder físico).- Em batalha, o jogador poderá utilizar 3 Styles, cada qual com sua própria barra de ATB. Ao toque de um botão, o jogador poderá trocar de Style instantaneamente, consequentemente mudando as habilidades disponíveis. Fazer uso correto da barra de ATB será essencial para sobreviver nos embates.
- Toriyama confirmou que Lightning Returns será o Final Fantasy com mais lojas disponíveis. Novas habilidades, magias, e roupas só poderão ser compradas com vendedores (não existirá mais um sistema como o Crystarium para a aquisição de novos comandos). Desta vez, o HP da personagem não será recuperado após as batalhas. Lightning precisará comprar comida em tavernas e restaurantes para recuperar seu HP. As lojas tem um horário de funcionamento, então o jogador precisará ficar atento.
- Foi deixado claro que a versão apresentada está inacaba. Toriyama mesmo admitiu que nunca foi exibida em público uma versão de Final Fantasy em estágio inicial de desenvolvimento como esta; os gráficos ainda serão otimizados.
- Lightning Returns : Final Fantasy XIII será lançado mundialmente no outono de 2013, para PS3/360.