O game é similar à série Shiren the Wanderer, com monstros se movendo apenas após Pupuru faz seu movimento. Pupuru aumenta de nível através de experiência, mas quando ela deixa a dungeon, seu nível volta ao 1. Por causa desse sistema, carregar um equipamento muito bom se torna um fator importante.
Se o HP de Pupuru chegar a zero, ela será jogada fora da dungeon e voltará para a cidade. Para piorar, os jogadores perderão todos seus itens e dinheiro adquiridos naquela última jornada.
Apesar de ser focado em descobrir tesouros, há também tesouros que são armadilhas. Porém, há meios de desviar delas.
Kuusii segue Pupuru em todos os lugares das dungeons. Apesar de não ter uma barra de HP, existe uma barra de "fome" para Kuusii, que vai diminuindo conforme o tempo passa ou depois de levar golpes dos inimigos. Quando está vazia, Kuussii não escutará suas ordens e pode começar a causar problemas.
Holy Sorcery Story será lançado no dia 28 de março de 2013 no Japão.