Desde os anos 90 (na verdade, desde que existiram dois consoles de empresas diferentes), os exclusivos são grande parte do mercado. Mas hoje em dia, empresas como Sony, Nintendo e Microsoft parecem fomentar a guerra de consoles, fazendo contratos de altíssimo valor só para manter alguns tesouros para si.
Enquanto isso, no mundo logo abaixo dos jogos triple A, a representatividade de sucesso não é a exclusividade, mas sim ser lançado para o maior número de plataformas o possível. Especialmente no mundo indie. E isso acaba de afetar o que antes era um exclusivo do Xbox 360, porque o mega sucesso da XBox Live Arcade, Fez, está mirando para ser lançado em outras plataformas.
Um dos jogos de plataforma mais elogiados de 2012 e que passou muitos, muitos anos em desenvolvimento (você pode saber mais assistindo ao documentário Indie Game: The Movie), Fez é obra da Polytron. Phil Fish, um dos desenvolvedores, falou sobre os planos para 2013:
"2012 foi uma loucura.
Mas e agora?
2013 vai ser um ano interessante também.
Para começar, FEZ finalmente será portado para outras plataformas.
É isso mesmo. Nós ouvimos vocês, dúzias de pessoas mandando e-mails todos os dias dizendo como eu sou idiota por não portar FEZ para tudo.
Nós também temos planos empolgantes para a trilha sonora, e alguma coisa sobre uma franquia [da empresa] nos EUA?"
O mistério permanece: quais plataformas ele está falando? PC? PS3? Android e iOS?