A
Dell anunciou nesta semana a criação do dispositivo batizado de "Projeto Ophelia" que permite converter a TV ou um monitor compatível em um thin client (terminal magro), sem a necessidade do uso de computador, tablet ou smartphone.
De acordo com a empresa, o ultracompacto promete revolucionar o acesso a conteúdos, aplicativos e recursos em cloud computing. Ele deve chegar ao mercado latino americano ainda no primeiro semestre. O preço não foi revelado.
Construído com base na tecnologia de software da Dell Wyse já utilizada em milhões de dispositivos, o “Projeto Ophelia” oferece acesso e compartilhamento de conteúdo multimídia (fotos, músicas ou vídeos), aplicativos, apresentações e outras informações pessoais ou profissionais que estejam em cloud computing. O produto funciona com a energia do próprio monitor ou televisor, que se transforma em um thin client flexível para realizar tarefas pessoais e profissionais, assim como para demonstrações e apresentações. Além disso, ele garante que os departamentos de TI gerenciem o acesso aos aplicativos e conteúdos empresariais para usuários que estão fora do escritório.
O dispositivo possui sistema operacional Android 4.0 para suportar navegação na web, redes sociais, reprodução de mídia e aplicativos Android. Permite acesso a informações e serviços hospedados na nuvem com o uso de um display compatível e de um teclado e mouse com Bluetooth. O equipamento, que mantém memorizadas as configurações para cada indivíduo, é compatível com uma variedade de monitores Dell.
“A demanda das pessoas por acesso a conteúdo digital remotamente está cada vez maior, tanto na vida pessoal como profissional”, comenta afirma Tarkan Maner, vice-presidente e gerente geral de Cloud Client Computing na Dell. “Os smartphones têm telas pequenas, tablets e PCs nem sempre são os mais convenientes para se carregar, e todos esses dispositivos dependem de baterias de duração limitada. O ‘Projeto Ophelia’ transforma TVs e monitores compatíveis em estações de trabalho ou entretenimento pessoais, confiáveis e habilitadas com Wi-Fi – tudo gerenciado pela TI via Dell Wyse Cloud Client Manager”, completa.