Um time de engenheiros da Universidade de Michigan criou uma espécie de nanocapa, da dimensão de uma minúscula gotícula de água, que consegue repelir quase todos os tipos de líquido que entram em contato com a sua superfície. Criando uma superfície que é formada por quase 95% de ar, a capa chamada "Superomniphobic" simplesmente leva a um patamar totalmente novo o conceito de impermeabilidade.
Depois da apresentação do material, as possibilidades de criação de novos materiais impermeáveis e à prova de água ficaram muito mais interessantes. Por outro lado, roupas com resistência altíssima a manchas e vestimentas de segurança, que oferecem proteção contra produtos químicos altamente corrosivos e tóxicos, também podem entrar no hall de coisas a usar o novo material — sem falar em telas touchscreen, que não acumulam as incômodas marcas de impressões digitais.
A novidade é feita de uma mistura de partículas de plástico emborrachado, de nome químico polidimetilsiloxano (PDMS), com cubos de nanoescala resistentes a líquidos, contendo carbono, fluorinas, silicone e oxigênio. Para que a capa seja aplicada a superfícies, utiliza-se uma técnica chamada de electrospinning, na qual uma carga elétrica é utilizada para transformar partículas em sólidas a partir de substâncias líquidas.
O futuro dos materiais pode ter ganhado um aliado de valor incalculável!