Para obedecer uma decisão judicial de um tribunal no Reino Unido, a
Apple publicou hoje, em seu site oficial no país, uma carta de retratação sobre sua disputa com a
Samsung. Na mensagem, a companhia diz que os tablets da linha
Galaxy não infringem as suas patentes. A página ainda inclui um link para a decisão, na íntegra.
Mesmo assim, a maçã não perdeu a oportunidade de alfinetar a rival. Para isso, a empresa aproveitou uma fala anterior do juiz Colin Birss, que justificou a inocência da coreana no caso alegando que os tablets Galaxy “não são tão legais” quanto o
iPad.
“A extrema simplicidade do design da Apple é impressionante”, disse o juíz. “Os produtos da Samsung são muito finos”, afirmou. Mas ele lembrou que, no entanto, “eles não têm a mesma simplicidade extrema do design da Apple. Eles não são tão legais”, concluiu.
Na carta, a Apple também lembra de outros casos em que saiu vencedora "Enquanto o tribunal do Reino Unido disse que a Samsung não foi considerada culpada por violação, outros tribunais têm reconhecido que, no curso de criação de seu tablet Galaxy, a Samsung deliberadamente copiou o muito mais popular iPad”, argumenta a empresa.
A justiça britânica também ordenou que a Apple veicule publicidade favorável à Samsung em grandes publicações como o Daily Mail e o Financial Times. O objetivo é corrigir a impressão de que a coreana seria uma copiadora. Pelo visto, porém, a Apple está custando a dar o braço a torcer.