Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Novas GPUs Mali (T624, T628 e T678) da ARM são até 50% mais poderosas que geração anterior



A ARM anunciou hoje a segunda geração das GPUs da série Mali-T600, que promete um ganho de até 50% sobre o desempenho da atual linha, reduzindo, de quebra, o consumo de energia.

A nova série continua sendo baseada na arquitetura Mali Midgard da ARM e é a primeira a suportar a recém adotada tecnologia de compressão de textura (Adaptive Scalable Texture Compression - ASTC) da Khronos Group. A ASTC suporta uma ampla gama de formatos de pixel e taxas de bits, permitindo assim maior qualidade quando comparada com outras técnicas.



De acordo com a ARM, a nova tecnologia de compressão de textura deve significativamente otimizar o desempenho da GPU e aumentar a vida útil da bateria em dispositivos, além de reduzir a banda de memória da GPU e da área de cobertura da memória.

A segunda geração de GPUs da série Mali-T600 é composta por 3 modelos (T624, T628 e T678), cada um voltado para diferentes segmentos (dispositivos). O primeiro deles, o Mali-T624 é voltado prioritariamente para TVs inteligentes, enquanto que o Mali-T628 tem como foco, os smartphones. Já o Mali-T678 é otimizado para dispositivos com alto poder de processamento, como é o caso dos tablets.

O T624 tem variantes com núcleos de processamento gráfico variáveis entre 1 e 4, enquanto que o T628 tem até 8 núcleos, com o dobro de performance computacional e gráfica em relação à T624.

Já o Mali-T678 oferecerá o que há de mais poderoso da ARM, com desempeno 4 vezes maior quando comparado com o T624. Já em relação ao atual T658, o ganho é de 50%.

Vale ressaltar que toda a nova linha de GPUs Mali suporta 16xFSAA (4x FSSA com queda mínima de desempenho), OpenGL ES 1.1/2.0/3.0, OpenVG 1.1, OpenCL 1.1, DirectX 11 e APIs Renderscript, além de cache L2 configurável (32kB-256kB) e dimensionamento multi-core.

A julgar pelas sinalizações positivas de gigantes de peso, tais como a Fujitsu Semiconductor, Samsung, Rockchip e Nufront, é provável que os primeiros dispositivos equipados com as novas GPUs Mali-T600 não deverão demorar muito tempo a chegar no mercado.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário