Supostas fontes ligadas à Intel revelaram que a futura geração de processadores da companhia, codinome Haswell trará, dentre outros destaques, a presença de uma GPU com “poder de fogo 3D”até 3 vezes maior em relação à atual linha Core i 3000 (Ivy Bridge).
Além disso, a conversão de vídeos será em alguns casos, até 2 vezes mais eficiente, ou seja, o tempo no processamento da conversão poderá ser até 50% menor.
Ainda que seja grata evolução no mundo das GPUs da Intel (caso a informação venha a se confirmar), é bom lembrar que estamos falando de um ganho sobre uma taxa de processamento médio tímido.
Outro ponto positivo é que, indagado sobre o que esse aumento no desempenho da GPU Haswell poderia provocar no mercado, a NVIDIA afirmou que isso resultaria em modelos de entrada da GeForce com mais “poder de fogo”. Esta reação deverá ser seguida pela AMD. Em outras palavras, a chegada da futura linha de processadores da Intel (previsto para o segundo trimestre de 2013) poderá elevar a categoria das VGAs de baixo custo.
Se por um lado o desempenho do chip gráfico deverá trazer uma expressiva evolução em termos de processamento, o mesmo não deverá acontecer com o processamento geral.
De acordo com um rumor que está circulando a pouco pelos websites internacionais, a Intel teria informado aos seus parceiros que a CPU do Haswell deverá trazer um ganho por volta de 10% sobre o Ivy Bridge de mesmo clock. Em compensação, o potencial de overclock será ampliado em relação aos atuais Core i 3000.