A Naughty Dog, representada por Bruce Straley, disse como funcionarão as escolhas em The Last of Us, principalmente as ligadas ao inventário dos personagens.
Nós queremos enfatizar o que Joel e Ellie estão passando. E suas ações influenciarão diretamente a continuidade da história. Se você pensa que poderá simplesmente jogar The Last of Us como um shooter, atirando para todos os lados, está enganado. Antes de qualquer nova cena de ação o jogador se perguntará qual é a sua quantidade de munição, quais são suas armas, quantos kits médicos estão disponíveis e se será possível carregar todos os itens ao mesmo tempo.
Ao fazer decisões erradas, com simples escolhas do inventário, pode levar o jogador a situações totalmente inesperadas. Diferente da maioria dos jogos, você não poderá apertar Start e trocar suas armas em The Last of Us.
Ele ainda comentou como funcionará o sistema de inventário do jogo.
Ele, ao ser acessado, não pausa o jogo. Isso significa que mesmo vendo as suas opções, todo o ambiente e inimigos continuam andando ao seu redor e isso muda a forma de se jogar.
Exclusivo do PlayStation 3, The Last of Us chegará apenas em 2013.