Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Por quê só agora a Microsoft decidiu revelar o seu tablet?



imagem
A Microsoft anunciou o seu tablet ao mundo, o «Microsoft Surface», a 19 de junho, num evento especial em Los Angeles. É um típico tablet e vem em dois
«sabores» para complementar as respetivas versões do Windows 8 - RT e Pro.

imagem

O endereço RT aborda o cliente doméstico com uma solução base ARM Nvidia Tegra 3, e o Pro aborda o segmento empresarial com processador Intel de silício. O primeiro é esperado ser comparável no preço com o iPad enquanto o último irá competir com ultrabooks.

Este tablet está a ser projetado pela Microsoft para ser o melhor veículo para mostrar o novo Windows 8 OS.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse que o tablet é construído para servir como porta-estandarte do Windows 8 e não necessariamente para competir com os seus parceiros.

Porém, dada a quantidade de atenção dada ao projeto e à estética do mesmo, já para não mencionar algumas das suas tecnologias, o «Surface» vai afetar todas as outras ofertas de tablet com o Windows 8 ofertas. E isso não vai ser bem recebido pelos parceiros como a Dell, a HP, a Acer, a Asus, a Lenovo, mesmo que publicamente não o assumam.

imagem

E porque é que a Microsoft enveredou por este caminho?

A multinacional, obviamente, notou o enorme sucesso do iPad da Apple e também as fracas vendas do Android e percebeu que o valor de uma empresa está na construção não só do seu software como do seu hardware. Além disso, a gigante informática, percebeu que os seus conhecimentos de Windows e de algum hardware que permitiu a construção da bem sucedida Xbox360 e respetivos acessórios, daria para construir um desafiante tablet que fosse concorrente do iPad.

Na opinião de um especialista, a coisa mais original do «Surface» é o seu teclado comprimido. E, existem dois teclados: o primeiro é uma capa do tablet que funciona como um teclado de toque. O segundo é um teclado mais tradicional, que magneticamente, fixa uma capa para o tablet.

Ambos os teclados são parte integrante da experiência do «Superfície» e vai oferecer uma panacéia para os usuários de negócios que sentem a falta de um teclado no iPad.

Espera-se que o «Surface» venha competir com o iPad, Kindle e os Android, especialmente aquele que se espera que a Google anuncie nos próximos dias.

O iPad é, de longe, a líder no segmento.

O Fogo Kindle mostrou que o preço e o posicionamento podem vender os Android. Mas, outros tablets OEMs Android tiveram dificuldade em vender seus produtos devido à falta de diferenciação de preços e também devido à falta de aplicativos para o tablet.

Ao contrário do grande sucesso dos telemóveis Android, os tablets são o calcanhar de Aquiles da Google.

Numa primeira fase, a Microsoft está à espera de começar por ser o número 2 dos tablets, a seguir ao iPad da Apple, mas isso acontecerá se o Windows 8 for para a frente e, mais importante, se começarem a serem desenvolvidas apps para a nova plataforma.
imagem
Por que anunciar só agora?

Para alguns analistas, a questão da Microsoft anunciar um produto muito antes do seu lançamento é pertinente e, possivelmente, está ligada ao Windows 8. Porque, e segundo os mesmos especialistas, anunciar um produto muito antes tem suas vantagens.

A primeira é porque permite que a Microsoft «envagelize» o produto e a plataforma porque a resposta inicial costuma ser muito positiva e a empresa pode capitalizar sobre ela e desenvolvê-la. Segundo, vai fazer com que os consumidores pensem duas vezes antes de investirem o seu dinheiro num novo tablet.

Por fim, ao anunciar com tanta antecedência o seu tablet a Microsoft tenta antecipar-se um possível lançamento do tablet da Google. Aliás, esta deverá ser a principal razão, apontam os especialistas entrevistados pelo site «Rediff.com».

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário