A Polytron, estúdio que fez o sucesso indie Fez, publicou uma declaração surpreendente com relação ao "patch-bomba" que foi lançado na Xbox Live Arcade e que, devido aos novos problemas que trazia, teve que ser tirado do ar.
Segundo uma postagem no blog da empresa, esse mesmo patch vai voltar ao ar, sem nenhuma correção. Porque, se tivessem que patchear o patch, eles teriam que pagar a Microsoft mais uma vez pelo processo de certificação. Diz o post:
Nós vamos colocar o primeiro patch de FEZ online. É o mesmo patch.
Não vamos lançar um patch para o patch.
Por que não? Porque a Microsoft nos cobraria dezenas de milhares de dólares para re-certificar o jogo.
E porque, pelo que parece, o bug que apaga o arquivo de jogo salvo só acontece com menos de um porcento dos jogadores. É uma droga ficar brincando com números assim, mas como um estúdio independente, pagar tanto dinheiro por patch não faz sentido algum. Especialmente quando você considera a alternativa. Se FEZ tivesse sido lançado no Steam no lugar da XBLA, o jogo teria sido arrumado duas semanas depois do lançamento, sem custo algum. E se houvesse algum problema com o patch, poderíamos ter arrumado isso rápido também!
A equipe da Polytron ainda pede desculpas a quem foi afetado e afirma que, mesmo com os problemas, o patch torna o jogo melhor "para 99% das pessoas". No Twtter, a produtora comemorou o fato de que "faltam só alguns meses" para a exclusividade deles com a Xbox Live Arcade acabar.